Compêndio Online Gerson Luiz Lopes registra mais de um milhão de acessos

Gerson é técnico florestal e dendrólogo

Criado em março de 2012 para facilitar a identificação de espécies florestais, o Herbário Online Gerson Luiz Lopes, se tornou Compêndio Online devido ao crescente número de informações compartilhadas. O acervo inclui plantas e animais de diferentes biomas, e recentemente, o site contabilizou um milhão de acessos. O Compêndio é de autoria do técnico florestal e dendrólogo Gerson Luiz Lopes, que trabalha no Laboratório de Manejo Florestal do campus Irati da Unicentro.

Gerson lembra que o Compêndio surgiu a partir da observação da dificuldade que os alunos tinham para identificar espécies. “Usei a bibliografia do doutor Paulo Ernani que usou 500 livros para fazer os dele. E como muda muito as espécies, vi a dificuldade dos alunos e resolvi fazer esse Compêndio com recursos próprios. A Unicentro hospeda o site, o resto é comigo. Eu que tiro as fotos, edito e posto, por isso leva o meu nome”, afirma.

O Compêndio conta com fotos de cerca de 750 espécies de pássaros e 250 de plantas, e mais registros de animais como onças, jacarés, borboletas, dentre outros, que Gerson fotografou em suas expedições. Atualmente, o técnico florestal tem trabalhado também com diversos polinizadores, entre abelhas e morcegos, e com os dispersores que são os pássaros.

Não nos limitamos em ficar no nosso bioma que é a Mata Atlântica. Fizemos toda ela dividida em Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional e Estacional Semidecidual, e Ombrófila Densa. O Brasil tem seis biomas, no site encontramos quatro: a própria Mata Atlântica, Amazônia, Pantanal, e Cerrado”, explica Gerson.

O técnico florestal lembra que para a criação do Compêndio contou com o apoio do professor Afonso Figueiredo Filho do Departamento de Engenharia Florestal, e atual diretor do campus Irati. Ele ressalta que no início eram poucos acessos, mas hoje 30% do público é de outros países, sendo a maior parte dos Estados Unidos com 43 mil acessos, em seguida aparecem China, Alemanha e Rússia. A média diária é de 339 visitas.

Trabalho com o professor Afonso no Laboratório de Manejo e no projeto Imbituvão, então nunca esqueço a máquina, quando vejo alguma coisa estou fotografando. Atualizo as fotos diariamente e foi isso que levou o site até onde está hoje. Quando começou pedíamos para todo mundo acessar, quando deu mil acessos foi uma festa, e de repente começamos a contar de dez em dez mil. Hoje contamos de cem em cem. Já chegamos a um milhão e percebemos que ficou um site conceituado e que leva informações para o mundo inteiro”, destaca.

O Compêndio Online foi doado por Gerson para a Unicentro e não serve apenas como referência para pesquisadores da área, qualquer pessoa que tenha interesse pode acessar o site e conferir o acervo. “O que temos que fazer nessa vida? Tem que deixar um legado. E foi isso que eu deixei para as gerações futuras. A Engenharia Florestal tem 60 anos e o Compêndio é algo inédito”, salienta Gerson.