Programas e Projetos do Ensino Superior são temas da Semana de Pedagogia

Evento registrou um bom número de participantes

A VII Semana de Pedagogia foi realizada entre os dias 19 e 21, e trouxe como tema “Programas e Projetos no Ensino Superior: Contribuições para a formação docente”. O encontro buscou evidenciar o papel dos programas e projetos instituídos no Ensino Superior, como suporte no processo de ensino-aprendizagem, na construção do ser e do agir docente.

A Semana vem promover um intercâmbio maior entre alunos, professores e comunidade, não apenas sobre a vida acadêmica, mas sobre todas atividades extracurriculares que os nossos alunos desenvolvem. O compromisso que a Unicentro tem com a formação desses alunos. E nesta Semana específica buscamos promover a questão dos programas e projetos desenvolvidos dentro da Unicentro para justamente ampliar o campo de visão e possibilitar ao acadêmico a aplicação na prática daquilo que é visto no dia a dia em sala de aula”, destaca a coordenadora da Semana, professora Adriane Meyer Vassão.

O evento foi realizado em Irati e no campus Avançado de Prudentópolis. Na programação de ambos os encontros esteve a mesa-redonda “Socialização dos resultados de Pesquisas realizadas no grupo de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão da Educação”, e também a palestra “O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica – contribuições para a formação docente”, além da apresentação de trabalhos. A professora Adriane comenta que a realização desta edição foi atípica.

Pensamos em fazer um evento mais caseiro, porém com uma dimensão muito importante para os acadêmicos que vislumbraram um universo quase paralelo a sala de aula, e que acontece no dia a dia e muitos nem percebem. Os alunos compareceram, esperávamos um público um pouco menor na semana de Natal, mas os acadêmicos de uma forma geral comparecem. Mesmo o pessoal do primeiro ano já percebeu a importância de participar destes encontros, que não é apenas uma semana de palestras e trabalhos para apresentar, mas sim, para complementar a formação deles”, ressalta a professora.

Adriane lembra que os eventos possibilitam a complementação da formação

Durante a abertura oficial do evento, também houve o lançamento de dois livros: “Referenciais teóricos para pesquisa em Educação” produzido por professores e alunos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Departamento de Pedagogia da Unicentro, e “Marxismo (s) e Educação” que é uma publicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e que conta com a contribuição de professores e acadêmicos da Unicentro.

São livros muito importantes porque são produções nossas e de excelente qualidade, dos mestrandos do programa de pós-graduação e com a colaboração dos professores, o que denota a importância desse programa dentro da universidade. Outro livro é de um grupo de pesquisas da UEPG, mas do qual os nossos professores também fazem parte. Percebemos um grande caminho percorrido pelos nossos colegas, e um caminho de sucesso, muita luta, estudo e pesquisa e que tem contribuído muito na formação dos nossos alunos”, conclui Adriane.