Como usar o chá de camomila a favor da sua pele

Além do uso medicinal, a camomila também pode ser usada para cuidar do rosto

Conhecida pelas flores brancas que lembram pequenas margaridas, a camomila é popular nos lares brasileiros. De origem europeia, a planta adaptou-se muito bem ao Brasil, principalmente à região Sul, devido ao clima similar.

Seu chá surpreende pelas utilidades. Além de aliviar o estresse e a má digestão, também apresenta benefícios para o uso estético quando aplicado gelado sobre o rosto. “A camomila tem efeito calmante, hidratante e tonificante. Seu efeito calmante atua suavizando o inchaço e a vermelhidão causada pelo sol, por exemplo. Ela é vasoconstritora, ou seja, atua na contração dos vasos sanguíneos, sendo assim ótima para amenizar as olheiras”, comenta a esteticista Izabel Carvalho. Para tal função, o chá deve ser aplicado sobre os olhos fechados usando um algodão umedecido durante dez minutos, sempre que necessário.

Há três meses, Amanda Pieta usa o chá de camomila como loção facial. “Queria algo natural para cuidar da pele e, pesquisando na internet, descobri que a camomila tem propriedades que ajudam no tratamento”, conta. Para ela, o chá atua no desinchaço do rosto em geral, além de ser uma alternativa mais em conta do que os cremes faciais. “O resultado para o clareamento de olheiras é visto a longo prazo, mas para desinchar o rosto sua eficiência é quase imediata”, acrescenta Izabel.

A camomila pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, vendida a granel, ou em feiras e mercados.

PARA FAZER EM CASA

Os ingredientes são:

500 ml de água;

Duas colheres (sopa) de camomila seca.Texto e Foto (capa): Redação Ágora

Texto e Fotos: Redação Ágora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.