Computador: de herói da tecnologia a vilão da postura

Postura errada diante do computador pode causar doenças

“A má postura causa tensão nos músculos, o que pode provocar cansaço e até dores de cabeça”, afirma fisioterapeuta. (Foto: Jean Patrik Soares)

Os avanços da tecnologia na área da informática trouxeram inúmeros benefícios, tanto para os trabalhos profissionais como para uso pessoal. O notebook, por exemplo, agiliza várias atividades por sua eficiência e facilidade de transporte. Todavia, cuidados devem ser tomados quanto a postura ideal para digitar ou mesmo para navegar na internet.

Conforme o fisioterapeuta Pierry Ferrari, pessoas que passam horas seguidas em frente ao computador de forma incorreta podem desenvolver vários problemas de saúde. “Com o corpo projetado para frente e as mãos e cotovelos desalinhados, as pessoas estão ainda mais expostos a dores e desconfortos. Essa falta de preocupação com a postura produz na coluna descompensações, que podem modificar a curvatura normal, causando problemas como escoliose, hipercifose e hiperlordose”, salienta Ferrari. Além disso, o fisioterapeuta alerta que  má postura causa tensão nos músculos, provocando cansaço e até dores de cabeça.

Para evitar tais problemas, ele recomenda que de hora em hora sejam feitos alongamentos e se deve evitar ficar muito tempo na mesma posição, mudando de atividade para que o corpo possa descansar. “É muito importante para o corpo e para toda musculatura realizar exercícios simples com frequência para diminuir e minimizar as chances de dores no punho, braço e coluna cervical, e também pescoço”, recomenda o fisioterapeuta.

Posição mais confortável nem sempre é a mais saudável

POSTURA ERRADA 

Abaixo algumas posturas que podem conduzir a problemas de saúde:

Imagem 1

(Foto e arte: Jean Patrik Soares)

1 – Coluna lombar: postura inclinada para frente causando protusão (esmagamento) de disco vertebral, podendo estender dores para as pernas.

2 –  Coluna cervical: essa mesma postura inclinada para frente causando protusão (esmagamento) de disco vertebral, mas aqui as dores podem se estender para os braços.

3 – Ombros e braços: inclinado para frente sem nenhum grau de amplitude, ou seja, os ombros precisam estar em 90º para não sobrecarregar os músculos do braço.

Imagem 2

(Foto e arte: Jean Patrik Soares)

1 – Coluna cervical: postura inclinada para frente causando protusão (esmagamento) de disco vertebral, podendo ocasionar torcicolos e dores de cabeça entre outros fatores

2 – Punhos: em pronação, podendo ocasionar formigamentos e até mesmo inchaço pois diminui o fluxo sanguíneo.

Imagem 3

(Foto e arte: Jean Patrik Soares)

1- Toda a coluna em rotação ocasionando uma tensão muscular que pode levar a dores.

Imagem 4 e 5

(Foto e arte: Jean Patrik Soares)

(Foto e arte: Jean Patrik Soares)

1- A posição ideal é a mais neutra possível, procurando aliviar a pressão nos discos intervertebrais. A principal curvatura é a lombar (entre a metade das costas e a cintura), onde há a maior incidência de problemas. Deve-se manter a região lombar sempre apoiada no encosto da cadeira ou em um suporte para as costas.

POSTURA CORRETA 

A ilustração a seguir apresenta a postura mais correta conforme a ergonomia, ciência que se preocupa com o melhor modo de realizar atividades humanas em diferentes ambientes:

(Arte: Jean Patrik Soares)
Adaptado de:
http://www.wgate.com.br/conteudo/medicinaesaude/fisioterapia/variedades/ergonomia_jenifer/image002.jpg

 

Um Comentário:

  1. I think that she looks pretty slouching like that.

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