Fortec chega ao fim com avaliações positivas

A 9ª Edição do Encontro Anual da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia, o Fortec, chegou ao fim. Neste ano o encontro foi realizado em Curitiba, na sede da Fiep, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná e recebeu mais de 400 inscrições. Para a presidente do Fortec, Cristina Quintella, os resultados do encontro foram positivos. “Estamos muito felizes porque nosso público foi extremamente qualificado. Tivemos pessoas de 22 estados do Brasil”, declara.

Durante os quatro dias de evento, foram realizados palestras, minicursos, painéis e apresentações de resultados obtidos com pesquisas na área de inovação. Jerônino Santos, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, participou do Fortec pela primeira vez e conta que vai voltar para casa com muitas ideias. “Estou achando um evento maravilhoso, muito organizado. Os resultados são muito bons, a proposta é interessantíssima”, afirma.

A Unicentro foi responsável por toda a organização do evento. De acordo com o professor Paulo Rogério Pinto Rodrigues, o trabalho realizado durante os quatro dias de fórum começou muito tempo antes para garantir o sucesso do evento.

O Fortec tinha como objetivo promover uma interação entre academia, setor público e setor produtivo, proporcionando a troca de experiências entre os núcleos de inovação tecnológica e resultando em impactos positivos no contexto do sistema nacional de inovação. De acordo com as avaliações feitas, o evento conseguiu atingir as metas propostas. “A avaliação foi excelente. Todos elogiaram, foi um bom evento. A área de inovação tecnológica, gestão e transferência de tecnologia foi muito discutida”, finaliza o professor Paulo Rogério.

Painel debate trabalho dos NIT nos Sistemas Locais de Inovação

As atividades do 9º  Fórum Anual de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) continuam nesta quinta-feira (21). Os painéis programadas para o decorrer do dia abordam diversos temas. Uma delas, coordenada pelo professor Gesil Amarante, da Universidade Estadual de Santa Cruz,

trata do papel dos NIT nos Sistemas Locais de Inovação.“A importância dos NIT pode ser medida em diversas instâncias. De uma forma direta, o NIT é o órgão responsável por executar a política organizacional de inovação. Ele também tem funções muito bem definidas na legislação, com relação à propriedade intelectual que pode resultar nas ligações da universidade”, destaca.

Para o período da tarde, estão programados mais dois painéis: Articulação e Sustentabilidade, Métricas e Indicadores, coordenado pela professora Maria das Graças Ferraz Bezerra. Em seguida, o painel Desafios e Oportunidades para Negócios Inovadores, coordenado por Ana Lúcia Vitale Torkomian, encerra as atividades do dia.

9° Fortec recebe participantes de diversos estados

A abertura do Fórum Nacional de Gestores de Inovação de Transferência de Tecnologia (Fortec) foi realizada ontem (19).A cerimônia contou com a presença de representantes da academia, do poder público e dos setores públicos e privados.

O evento teve mais de trezentas inscrições distribuídas entre participantes de quase todos os estados brasileiros. O Secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, João Carlos Gomes, destacou que o Fortec é uma oportunidade para trocar experiências no que diz respeito à tecnologia e inovação.

A programação do Fortec segue até sexta-feira (22). Nos próximos dias, as apresentações de painéis devem abordar temas de ações integradas.