Adaptado por: Renata Bahena Corrêa

Desde o dia 03 de outubro de 2017 o aplicativo está disponível no Android e iOS para monitorar a intensidade da seca em todo o Nordeste entre julho de 2014 e agosto de 2017. Este aplicativo indica quais são os nivelamentos de seca, por: fraca, moderada, grave ou extrema.

Além disso, qualquer pessoa pode adquirir o aplicativo, mesmo que não more nesta região, pois seu intuito é agregar conhecimento em base dos nivelamentos de seca e também quais são os possíveis impactos, sejam eles longos ou em curto prazo da economia. Podendo assim ajudar a desenvolver um melhor planejamento para essas situações de seca.

Para o desenvolvimento deste aplicativo foram realizadas parcerias com Agência Nacional de Águas (ANA), participam do Monitor de Secas instituições como a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) e o Núcleo Geoambiental da Universidade Estadual do Maranhão (NuGeo/UEMA).

Também se deve ressaltar a importância do monitoramento de outras regiões, pois cada região do país representa uma vulnerabilidade diferente. Como por exemplo, no Paraná, possui um novo cenário em relação ao clima. Com algumas regiões sendo mais impactadas do que outras em relação as pluviosidades, precipitações e temperaturas. A partir do software SisVuClima disponibiliza por meio de tabelas, gráficos e mapas temáticos, informações sobre doenças associadas ao clima, ocorrência de desastres naturais, grupos sociais mais sensíveis à mudança do clima, cobertura vegetal e os municípios mais vulneráveis à mudança do clima.

Destaca-se que em 04 de novembro de 2004 foi realizada Opções Metodológicas para identificação da Vulnerabilidade às Mudanças Climáticas no Brasil e na União Europeia, com o objetivo de apresentar e debater diferentes metodologias e abordagens para assimilação da vulnerabilidade às mudanças climáticas, a partir de experiências no Brasil e na UE, com vistas a apoiar a elaboração de uma estratégia nacional de adaptação climática.

 

Fonte: http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2017/10/aplicativo-gratuito-permite-monitorar-intensidade-da-seca-no-nordeste

http://www.cpqrr.fiocruz.br/pg/ferramenta-mapeia-municipios-do-parana-mais-vulneraveis-a-mudanca-do-clima/