Unicentro recebe workshop para implantação do Parque Tecnológico Virtual

Publicado 19 de março de 2013 | Por djesse

Na próxima quinta-feira (21), a partir das 9h, ocorre o “Workshop Regional Parque Tecnológico Virtual do Paraná – PTV-PR”, no Auditório do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) do Campus Cedeteg da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), em Guarapuava. Além do reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, o evento contará com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Alípio Leal, e do diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Julio Félix.

8929

O Parque Tecnológico Virtual é um modelo de plataforma, na qual os agentes interagem em um ambiente comum de gestão e inteligência competitiva, ou seja, por meio de uma rede que está distribuída pelo Paraná. O projeto é promovido pela Secretaria de Tecnologia e Inovação do Paraná e coordenado pelo Tecpar, que conta com a parceria da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep).

PARQUE TECNOLÓGICO VIRTUAL DO PARANÁ

Com o objetivo de apoiar e fortalecer os parques e incubadoras tecnológicas estaduais, a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) desenvolveu o Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV-PR), que possibilitará a aceleração dos negócios das empresas de base tecnológica.

O PTV-PR vai integrar ativos de inovação e empresas de base tecnológica do estado em uma plataforma virtual desenvolvida para promover a cooperação entre empresas, governo, academia e entidades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

As empresas que aderirem vão se beneficiar com o uso de serviços tecnológicos credenciados e serão acompanhadas por um parque tecnológico, uma incubadora ou um núcleo de inovação. Podem participar instituições de pesquisa, universidades, centros de promoção de empreendedorismo e incubadoras.

A plataforma integrará as sete instituições estaduais de ensino superior (IEES) do Paraná e, para apresentação e instalação dos polos de desenvolvimento do projeto, estão sendo realizados workshops regionais em cada universidade.

POLO EM GUARAPUAVA

A Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro (Novatec) será um dos polos de atendimento no Paraná. A diretora da Divisão de Propriedade Intelectual da Novatec, Cláudia Crisóstimo, explica que com isso espera-se ainda mais o fortalecimento da Unicentro como polo regional de tecnologia e inovação.

novatec

Guarapuava é a quarta cidade que recebe o workshop, que possui objetivo de esclarecer as ações e o funcionamento do PTV-PR As próximas cidades a receberem o workshop são Jacarezinho (22), Ponta Grossa (27) e Curitiba (2 de abril).

Fonte: Central de Notícias UNICENTRO

Esta entrada foi publicada em Sem categoria. Adicione o link permanente aos seus favoritos.