Projetos e Programas

Agumas empresas incubadas e graduadas da INTEG já obtiveram exito na submissão de projetos junto à agencias de formento como CNPq, FINEP, CAPES e Fundação Araucária. Existem diversos editais abertos anualmente para projetos de inova’~ao tecnológica e interação Universidade- Empresa.

Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas (RHAE)

Utiliza um conjunto de Bolsas de Fomento Tecnológico criados para agregar pessoal altamente qualificado em atividades de P&D nas Empresas.

Programa PAPPE

A Visão propulsora do PAPPE é integrar e estimular a capacidade inovadora das micro e pequenas empresas visando agregar valor aos seus produtos e ampliar diferenciais competitivos.

Processamento de Óleos Vegetais para produção de Biodiesel em Unidade Piloto da UNICENTRO

Através do Grupo de Pesquisas em Eletroquímica da UNICENTRO – GPEL, desde 2005 vem se desenvolvendo trabalhos no setor de biocombustíveis, à partir de 2006, com o apoio da NOVATEC viabilizou-se um projeto de Usina Piloto para produção e caracterização de biodieseis. A Unidade Piloto criada possui uma produção de 5.000 litros/mês. Com a criação do Mestrado em Bioenergia, com área de concentração em biocombustíveis, em 2010, as pesquisas foram impulsionadas.

A Unidade Piloto possibilita a conversão de óleos vegetais de diferentes matérias primas a biodiesel através de rotas com metanol ou etanol. No período de 2009/2010, a partir de recusos junto ao Governo do Estado do Paraná (Fundo Gestor-UGF) a unidade passou por uma completa reestruturação ampliando o leque de matérias primas utilizadas e iniciando processos de transesterificação junto à gorduras animais e óleos residuais de frituras.

Projeto de Produção de Álcool Gel e Combustível em parceria com a Receita Federal – UNICENTRO

Reaproveitamento de resíduos alcóolicos (destilados, fermentados, perfumes) na produção de matérial de limpeza e Biocombustível.

Da necessidade das delegacias darem destino as apreensões de contrabando de materiais ricos em álcool nasceu em 2009 este projeto, que tem função ambiental ao dar uma destinação correta aos resíduos sólidos, e social ao produzir produtos de limpeza tais como álcool gel, álcool de limpeza, álcool combustível para frota institucional. Atualmente a unidade processa 1000 litros de resíduos alcólicos por dia que resulta em uma média de 200 litros de álcool hidratado. Essa produção vem sendo distribuida plea rede de ensino municipal de Guarapuava através de parceria com a Prefeitura Municipal.

Os vidros e frascos que armazenavam originalmente os resíduos alcóolicos utilizados são triturados e encaminhados para reciclagem, assim como os papeis das caixas e rótulos de bebidas. Tampas plásticas e de alumínio também são separadas e encaminhada à setores apropriados para reciclagem desses materiais.

 

 

Deixe um comentário