Bloomsday, mais uma vez, é comemorado pela comunidade de Irati

Bloomsday aproxima a comunidade e a literatura

Literatura, música, poemas e danças. Assim foi comemorado o Bloomsday, em Irati. A atividade, realizada pelo Departamento de Letras (Delet), no Empório São Luiz, é uma oportunidade de aproximar as artes da comunidade. Comemorado em Irati desde 2011, o Bloomsday tem grande importância dentro do mundo cultural e leva esse nome devido ao personagem Leopold Bloom, do romance Ulisses, de James Joyce.

O Bloomsday é uma comemoração internacional, que ocorre, anualmente, no dia 16 de junho. Esse ano, na Unicentro, a atividade foi adiantada devido ao recesso acadêmico na data original. “É uma data que, no mundo todo, comemoram pelos bares, como uma festa mesmo, com performances, músicas e seguimos a tradição e fazemos o mesmo aqui”, explica o chefe do Delet e coordenador da ação, professor Edson Santos Silva.

Professor Edson organiza o Bloomsday em Irati desde 2011

A comemoração é sempre uma oportunidade para os alunos do curso de Letras se apresentarem. Acadêmico do segundo ano do curso de Letras-Inglês, João Lucas Betim vê no evento uma oportunidade de trazer um conteúdo diferente para a população. “É uma proposta diferente que é trazida para a população, uma festa mais literária, com variedade de atrações. Por isso, meu interesse em sempre participar”, comenta.

Mas não são só os alunos e professores de Letras que participam do Bloomsday. Estudantes de outros cursos também fazem questão de se apresentar no evento, assim como fez Fabiano dos Santos, acadêmico do segundo ano de Geografia. “Eu, mesmo fazendo outro curso, já é o segundo ano que participo e toco no Bloomsday porque é um evento muito interessante e bonito”, relata Fabiano.

A multiculturalidade do Bloomsday já conquistou a comunidade de Irati, que lotou o Empório. Uma das participantes assíduas da festa é a professora Fabiane Novais. “Por ser professora tenho contato bem próximo com a literatura. Então, para mim, é uma alegria imensa participar dessa festa. Por isso, venho desde a primeira edição”, conta.

Música ao vivo é uma das atrações do evento