Departamento de Psicologia também teve projeto aprovado em Edital Universal do CNPq

Professores Gustavo e Alayde discutem a aplicação do projeto (foto: Raphael Gierez)

O projeto “O psicólogo no contexto das políticas públicas de saúde e assistência social em cidades de pequeno porte: formação e atuação profissional”, coordenado pelo professor Gustavo Zambenedetti, do Departamento de Psicologia da Unicentro, foi uma das oito propostas da Universidade aprovados pelo CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Segundo o coordenador, o trabalho, que envolve todos os nove municípios da 4ª Regional de Saúde do Estado do Paraná, é uma oportunidade de observar a realidade e o investimento desses municípios na área de Psicologia. “A ideia da pesquisa é fazer um diagnóstico dos locais de inserção do psicólogo dentro dessas políticas, quais equipamentos, como são as vinculações do psicólogo para poder pontuar se são vínculos frágeis ou vínculos mais duradouros”.

Além de fazer um diagnóstico sobre a realidade local, o projeto também auxiliará os profissionais da área. Com isso, o professor Gustavo espera, além de colaborar com o desenvolvimento dos métodos utilizados pelos psicólogos, observar que pontos podem ser melhorados dentro da própria academia.

A partir do diagnóstico, esse parâmetro de comparação com outras realidades possibilita a gente avaliar um pouco esse processo de inserção. E uma coisa que a gente quer avaliar, também, é o quanto os psicólogos estão sendo inseridos nesses campos e o quanto a formação que eles tiveram nas universidades contribuíram ou não para a atuação deles”, detalha.

A estratégia é, simultaneamente, extrair material para pesquisa e propiciar um campo de debate e aprendizado para os psicólogos. Trabalho que é encarado como o desafio do projeto, que terá duração de três anos e contará com investimento do governo federal de R$21 mil.

O próprio campo vai ter um retorno da pesquisa. Não é ir lá só tirar um dado e levar para a Universidade. Mas como a gente produz conhecimento junto com os trabalhadores. Esse vai ser um pouco o desafio do referencial da pesquisa que a gente tem”, conta Gustavo.

O trabalho do psicólogo dentro das políticas públicas no Brasil é algo recente e nos municípios abrangidos pela pesquisa ainda mais. Por isso, outro importante ponto da pesquisa é acompanhar como está acontecendo essa inserção dos profissionais da Psicologia dentro das políticas públicas dessas nove cidades.

Além do professor Gustavo, também participam do projeto as professoras Alayde Digiovanni e Michele Cervo, também do Departamento de Psicologia da Unicentro. Nos próximos anos, o trabalho também contará com apoio de alunos de Iniciação Científica.