Planos de carreira das redes municipais de ensino são debatidos em palestra no Campus Irati

Michelle destacou os desafios dos professores municipais (Foto: Raphael Gierez)

A estrutura de trabalho e de carreira dos professores municipais do Paraná foi o tema de palestra ministrada pela professora Michelle Fernandes Lima, do Departamento de Pedagogia da Unicentro. A fala da pesquisadora, realizada no Campus de Irati, baseou-se em dados obtidos durante as pesquisas para o desenvolvimento do seu projeto de pós-doutorado, intitulado “Valorização docente: um estudo sobre os planos de carreira nas redes municipais de Educação da microrregião sudeste e centro-oriental do Paraná”.

Nós fizemos o levantamento de dois aspectos centrais: a organização da carreira e a questão salarial, o vencimento inicial e o vencimento final desses professores. A gente percebeu várias questões já das problemáticas que envolvem a carreira, há muitas ainda, muitos desafios para as carreiras dos professores das redes municipais”, conta Michele.

A professora também destaca a importância da parceria estabelecida com os agentes das redes municipais de ensino das cidades estudadas, desde a elaboração do projeto até o momento da exposição dos resultados obtidos. “Nós tivemos contato direto com as secretarias durante o processo da pesquisa para acesso às tabelas salariais, aos planos de carreira; ajuda dos estudantes. E, nesse sentido, depois que terminou a pesquisa, nós fizemos contato com todas as secretarias municipais dos 35 municípios, com todos os sindicatos representativos desses professores para que eles pudessem estar aqui hoje, nesta noite, para conhecer os resultados da pesquisa”.

A professora apresentou dados coletados durante projeto de pós-doutorado (Foto: Raphael Gierez)

Durante a pesquisa, Michelle percebeu que diversos municípios da região estudada não cumprem com o plano de carreira estabelecido por lei. Por isso, agora, a ideia é usar os dados para pressionar as administrações municipais e cumprirem os requisitos legais. “A ideia é a gente ir até o Ministério Público e, realmente, denunciar, formalizar isso que está acontecendo e contribuir com os professores nesse debate, instrumentalizar. Porque, na verdade, por vezes nem os próprios professores que trabalham na rede conhecem de fato os seus direitos, que estão inseridos no Plano de Carreira”, avalia.

A presidente do Conselho Municipal de Educação de Irati, professora Ariane Fátima Rodrigues, acompanhou a palestra e destacou a relevância de pesquisas como essa para debater a atual situação da educação. “É uma luta que a gente tem que abraçar, como uma causa para a frente que a gente tente conseguir. Adquirir esses direitos também, direito de ser valorizada enquanto formação, enquanto tempo de serviço e tudo mais”.

A pedagoga da rede municipal de Fernandes Pinheiro, professora Mariane Cotovicz, quando soube da palestra, fez questão de comparecer. Ela acredita que ações como essa podem mudar a realidade local. “A nossa situação docente nos dias atuais anda bem defasada com relação a remuneração. Então, acredito que essas discussões devem ser realizadas para que a gente possa estar correndo atrás, buscando novas melhorias diante da nossa carreira”, defende.

Público foi formado por educadores de Irati e região (Foto: Raphael Gierez)