Fotoacústica
Efeito Fotoacústico
A espectroscopia fototérmica (PTS–Photothermal Spectroscopy) inclui um grupo de métodos altamente sensíveis, utilizados para medir absorção óptica e propriedades térmicas de uma amostra. A base da PTS é uma variação no estado térmico (thermal) da amostra, induzido por fótons (photons). Energia luminosa absorvida e não perdida por meio de transições radiativa resulta num aquecimento da amostra. Este aquecimento provoca uma variação na temperatura assim como mudanças nos parâmetros termodinâmicos da amostra que estão relacionados à temperatura. Medidas de variações da temperatura, pressão ou densidade que acontecem devido à absorção óptica são em última instância a base para os métodos espectroscópico fototérmicos.
Fotoacústica é a produção de ondas acústicas pela absorção de luz. A Espectroscopia Fotoacústica (PAS– Photoacoustic Spectroscopy) é a espectroscopia que utiliza luz ou outra energia para “photo” e som para “acoustic”. A PAS transforma a energia óptica em mecânica durante a excitação. Quando processos de desexcitação não radiativos acontecem, eles produzem energia cinética ou calor. Isto resulta num aquecimento local e desta forma numa onda de pressão ou som (vide figura).
A técnica é baseada no efeito de mesmo nome, descoberto por Alexander Graham Bell em 1880. Este efeito foi considerado apenas como uma curiosidade durante quase um século. A partir do início da década de 1970 esta técnica ganhou um grande impulso, sendo hoje considerada como uma das principais técnicas de análise e caracterização de materiais.