Projeto de Extensão: Oficinas de atividades para professores de Educação Física de escolas públicas de educação básica de Guarapuava-PR

Coordenadores:

Marcos Roberto Queiroga (DEDUF/UNICENTRO)

Sandra Aires Ferreira (DEDUF/UNICENTRO)

Colaboradores:

Marcus Peikriszwili Tartaruga (DEDUF/UNICENTRO)

Bruno Sérgio Portela (DEDUF/UNICENTRO)

Schelyne Ribas da Silva (DEDUF/UNICENTRO)

Marcos Vinicius Soares Martins (DEDUF/UNICENTRO)

José Ronaldo Mendonça Fassheber (DEDUF/UNICENTRO)

Vânia Rosczienieski Brondani (DEDUF/UNICENTRO)

Cristina Silva da Mata (DEDUF/UNICENTRO)

Veronica Volski (DEDUF/UNICENTRO)

Objetivos gerais

• Promover aumento na participação de crianças e adolescentes nas aulas de Educação Física mediante estudo e implantação de metodologias de ensino de atividades complementares nas escolas de ensino básico de Guarapuava-PR.
  • Capacitar professores de EF das escolas participantes a utilizarem medidas e testes de baixo custo para avaliar componentes da aptidão física relacionada à saúde.
  • Fornecer subsídios para que os professores de EF escolar possam compreender a influência da maturação, do crescimento e desenvolvimento físico na prática desportiva dos jovens.

Objetivos específicos:

• Despertar nos professores de EF o senso crítico em relação à influência das atividades físicas na saúde dos escolares.
  • Demonstrar a importância em apresentar os resultados das avaliações aos alunos relacionando-os com fatores de riscos para doenças e sugerir meios eficientes de preveni-las.
  • Capacitar os professores de Educação Física de escolas públicas a diversificar as atividades esportivas na escola.
  • Despertar a criatividade e o interesse de professores de Educação Física no desenvolvimento de atividades complementares na escola.
  • Fornecer subsídios para avaliação da estrutura, composição corporal e desempenho motor para tomadas de decisões no planejamento das atividades anuais.
  • Proporcionar condições mínimas para a implantação e desenvolvimento de atividades físicas complementares nas escolas.
  • Possibilitar indiretamente o acesso de crianças e adolescentes a diferentes práticas esportivas, promovendo assim a inclusão social, o desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e motor.
  • Fornecer subsídios para um diagnóstico de risco para obesidade na população escolar de Guarapuava-PR.
  • Realizar estimativas de distúrbios metabólicos referentes a diabetes e dislipidemias na população escolar de Guarapuava.

Será realizado no período de 05 a 09 de novembro de 2012.