Nesta terça-feira, 22 de maio, a Universidade Estadual do Centro-Oeste – Unicentro, recebe a sociedade regional para o “Fórum de Debates: Hospital Regional em Guarapuava”. O objetivo principal é apresentar os dados recolhidos até o momento, sanar as dúvidas que existem e escolher a comissão técnica que irá discutir e produzir o projeto. O evento será no Auditório Francisco Contini, campus Santa Cruz, em Guarapuava, e inicia às 19 horas.

Entre as informações que serão apresentados pela Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade, estão os dados que mostram a necessidade do hospital para a região, estabelecendo comparativos com os cenários estadual e nacional, avaliando também a necessidade de médicos para região e de novas especialidades na área da Saúde. Questões políticas e de estrutura para o hospital também estarão na pauta.

O reitor da Unicentro, professor Aldo Nelson Bona, destacou que a Unicentro realizou debates internos para tratar o assunto. “Fizemos reuniões internas para analisar qual a melhor forma de conduzir o processo, de forma que seja possível abranger toda a sociedade regional na construção da proposta. Nosso objetivo é conduzir o processo para elaboração do projeto para viabilização do hospital regional e não entregar algo pronto, pois queremos que a sociedade participe dessa iniciativa”, afirmou o reitor, que lembrou ainda que a Unicentro foi indicada, em audiência pública, para coordenar as discussões e os encaminhamentos em torno da realização do projeto para implantação do hospital regional.