Aula inaugural do PPGL

Convidamos professores e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Letras e do Curso de Letras, da Unicentro para a Aula inaugural do PPGL, dia 02, no miniauditório, do campus Santa Cruz, Guarapuava. A profa. Dr Amanda Scherer é referência em pesquisa e profunda conhecedora da Pós-Graduação.13087781_1188285397862650_7764609422740162930_n

2019 – Atual
História, memória e espaço público em (dis)curso: narrativas urbanas
 
Descrição: Para este projeto elegemos a Historia, a Memória e o espaço público com vistas a investigar as narrativas museológicas, especialmente, aquelas que resultam na instauração de ?lugares de memória?, em funcionamento discursivo, legitimando e sustentando nomes e eventos por significarem por meio do espaço e do arquivo o ?ausente? constituindo-o em presença pelo (dis)curso. Vamos trabalhar com quatro museus e duas cidades distintas: Curitiba (Museu do Holocausto e Museu Paranaense) e Guarapuava (Museu de Entre Rios e Museu Visconde de Guarapuava). Objetivamos investigar a partir da história, da memória e dos espaços públicos as narrativas museológicas que se constituem em (dis)curso a partir de ?lugares?, que funcionam como ?lugares de memória? e constituem, pela língua na história, a presença do ausente. A noção que vai nortear as nossas análises é a poética da ausência, desenvolvida por Fernando Catroga (supervisor do nosso estágio sênior na Universidade de Coimbra) para fazer uma analogia entre a morte e a escrita da história, destacando que pelos funcionamentos linguísticos, o ausente se faz presente. Propusemos envolver também a graduação, a pós-graduação e a educação básica ? esses por meio dos docentes, porque entender ser necessário criar uma cultura de pesquisa e uma valorização de museus, como espaços públicos que não são isentos de práticas ideológicas. O fechamento do projeto prevê a sistematização de regularidades e a comparação entre os museus brasileiros e museus internacionais similares aos brasileiros, buscando saber se há mudanças alterações ou se eles se equivalem.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . 

Integrantes: Maria Cleci Venturini – Coordenador / FERNANDES, Célia Bassuma – Integrante.
Esta entrada foi publicada em Eventos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.