Configurações discursivas na obra de Adriana Lisboa: metáforas da essência feminina

Nincia Cecília Ribas Borges Teixeira

RESUMO

O que sinto em mim, quando diante do computador busco a essência do homem, a essência profunda do animal e da pedra, que me permitirá escrevê-los, o que sinto, vívido, é o que procuro dentro de mim, através de mim, através da minha própria, mais profunda essência. E que essa essência é, antes de mais nada, uma essência de mulher.”

Marina Colasanti

Resumo: A pesquisa analisa a escrita de autoria feminina na obra de Adriana Lisboa no conto “Amendoeiras”. O objetivo é buscar a enunciação feminina em contos produzidos por mulheres, partindo da construção identitária, passando pelos conceitos de multiplicidade nas questões de identidade do sujeito. O texto da escritora interpreta o contexto social no qual a mulher está inserida, gerando, por meio de recursos enunciativos diferenciados, um discurso feminino. Além disso, pretende-se neste trabalho, examinar a relação entre literatura e a presença da mulher nas práticas sociais de uma cultura que se desenvolveu a partir do androcentrismo, que cria imagem negativa do feminino e a projeta como outro. A análise considera o lugar de onde o sujeito enunciador constrói seu discurso, ou seja, lugar de repetição ou ruptura dos discursos circulantes na sociedade e, ainda, demonstrar como o sujeito histórico feminino formula seu discurso, trabalha a linguagem para produzir sentido e, assim, construir sua história.

Palavras-chave: Formação discursiva. Escritoras brasileiras. Escrita de mulheres.

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