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Escrita de Mulheres e a (Des)construção do Cânone Literário na Pós Modernidade: Cenas Paranaenses

Autora: Nincia Cecilia Ribas Borges Teixeira

?Palavras são pássaros.

Voaram!

Não nos pertencem mais.?

(Helena Kolody)

O poema de Helena Kolody diz muito mais do que aparenta. Fala de palavras e do poema, expressamente, mas fala, tácita e principalmente, do escritor, sinalizando que ele deve exercitar o desprendimento.

Expostos, os sentimentos, conceitos, emoções, experiências, fantasias se convertem em material de uso comum, diversificado na utilização e utilidade, conforme seja aquele que o apreende e manipula.

O resultado do trabalho do escritor é esse material maleável, às vezes dócil, disponível, outras, resistente, misterioso, provocativo, oferecendo, ao pesquisador, incontáveis caminhos para tentar desvendar o conteúdo verdadeiro do impulso criador.

Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira teve ousadia, coragem e competência para romper as fronteiras do que os textos declaravam em sua expressão evidente. Para alcançar seu objetivo, amalgamou sua alma à alma daquelas que elegeu para o exercício de estudo e empatia e se entregou, sem reservas, aos estremecimentos e descobertas que a investigação provocava. A dualidade autor-leitor produziu incontáveis variantes, abordagens inesperadas, experiências significativas e conclusões valiosas para a elucidação do questionamento proposto e explicitado no tema de seu trabalho: ?Escrita de Mulheres e a (Des)Construção do Cânone Literário na Pós-modernidade: Cenas Paranaenses?. (Adélia Maria Woellner)

Fonte: Associação Brasileira das Editoras Universitárias

Disponível em: http://www.abeu.org.br/editoraunicentro/linguistica–letras-e-artes/escrita-de mulheres-e-a–des-construcao-do-canone-literario-na-pos-modernidade-/1-106-1063/detalhestitulo.aspx

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