2012 – 2014
Imprensa Feminina e Memória: A pedagogia do gênero no jornalismo paranaense
Descrição: A pesquisa busca investigar as representações de gênero na mídia impressa. O tema abrange os espaços do gênero feminino, em que se pressupõem significativas alterações em comparação com tempos passados, focalizando a presença da mulher na imprensa. O corpus analisado será constituído por reportagens e anúncios publicitários que representem a figura feminina em veículos editados pela imprensa paranaense.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (9) / Mestrado acadêmico: (2) .
Integrantes: Marcio Fernandes – Integrante / Maria Cleci Venturini – Integrante / Ariane Carla Pereira – Integrante / Everly Pegoraro – Integrante / Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira – Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
_ _ _ _ _ _ _
2009 – 2011
A Educação do Sentidos
Descrição: O campo da educação é reconhecido como espaço fundamental para o desenvolvimento da ciência comunicativa, destacando a expansão da escolarização, pleiteada pelo iluminismo como condição do desenvolvimento do homem e do cidadão, e principalmente, compondo-se como marco indiciário do acesso, uso e apropriação dos conteúdos da mídia. Os meios de comunicação interferem diretamente na formação das pessoas, não há mais como negar a importância de pesquisas integradas entre esses dois campos de estudo para resultados mais eficazes nos procedimentos pedagógicos das escolas. A incapacidade de leitura para além dos códigos linguísticos dos alunos tem sido objeto de reflexão de educadores para identificar as causas e encontrar caminhos para alteração desta realidade. A velocidade das novas tecnologias de informação reduziu significativamente o tempo e o espaço, porém a capacidade de reflexão e introspecção não acompanhou a velocidade perceptiva que a geração tecnológica conquistou. Para que o indivíduo se insira de forma ativa e crítica em meio à rapidez e a mistura de informações (verbais, visuais e sonoras), característica da atual era pós-moderna, é necessário adquirir a capacidade de análise e síntese de maneira simultânea. Um processo de formação global do indivíduo deve, entre outras coisas, analisar e sintetizar criticamente a miríade de informações disponíveis e é nessa direção que a educação para a mídia pode funcionar, mediando as narrativas, levantando questionamentos, levando o aluno a fazer relações complexas, conectando idéias distintas, fazendo elaborações pessoais sobre a sua visão da realidade e compartilhando-a no espaço da sala de aula.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (3) .
Integrantes: Luis Rogerio CAmargo – Integrante / Camila Machado de Souza – Integrante / Marcio Fernandes – Integrante / Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira – Coordenador.
——————
2010 – 2012
Mídia e escola: o texto midíatico como recurso pedagógico e interação no processo de construção do conhecimento
Descrição: O objetivo da pesquisa é o de orientar uma linha de pesquisa posta nas inter-relações comunicação/educação, seguindo uma perspectiva dialógica e formadora de cidadãos que possam entender e apreender de forma mais proficiente os discursos que marcam este conceito amplo e difuso, mas corrente, de sociedade da informação. Trata-se de pesquisa que combinará a modalidade empírica, envolvida no trabalho de campo e busca de dados, com as devidas sistematizações e generalizações teóricas.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .
Integrantes: Marcio Fernandes – Integrante / Maria Cleci Venturini – Integrante / Layse Nascimento – Integrante / Isabella Queiroz – Integrante / Camila Rodrigues – Integrante / Luis PAulo Fiuza – Integrante / Patricia Cardoso – Integrante / Níncia Cecília Ribas Borges Teixeira – Coordenador.
Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.