Foto 1 – Detalhe das folhas pinadas.
Foto 2 – Detalhe do ramo da espécie.
Família: Anacardiaceae.
Nome científico: Spondias cytherea Sonn.
Nomes populares: cajá-manga
DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE
Árvore caducifólia sua altura atinge até 15m. Originária das ilhas Sociedade (Tahiti).
Muito utilizada para reflorestamento na região do lago de Itaipu em Santa Helena e Foz do Iguaçu-PR. Seus frutos são comestíveis de sabor agradável, consumidos in natura.
Polinização: abelhas e vários insetos.
Dispersão: zoocórica, aves, morcegos e animais.
Bibliografia consultada.
LORENZI, H. Árvores exóticas no Brasil: madeireiras, ornamentais e aromáticas. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2003.368 p.
Muito saborosa mesmo, mas meus dentes não suportam comer esta fruta.
Espécie muito gostosa
Meu pai tem um pé, na chacara. Ele estava bem grande, media de uns 12 metros; entretanto ele produzia só alguns frutos, ai tivemos que cortar o tronco principal por motivos de uma rede eletrica de alta tensão, ficou então com uns 8 metros de altura, a natureza é bela, parece que a poda deu mais força para a árvore e esta então começou a produzir bastante frutos nos anos seguintes, cachos com 6 – 8 frutos cada.
Saborosa sua polpa, quando o fruto fica amarelinho. Agora mais gostoso ainda é quando se tira a polpa madura enche sacos plasticos e congela, depois de algumas semanas fica inigualável, da vontade tomar o suco todos os dias.
Vanderlei a Natureza é maravilhosa nos oferece a fruta como você faz é só fazer um suco e respeitar a Mãe Natureza. Gerson Luiz Lopes.