Patagioenas plubea (Vieillot 1818) Pomba-amargosa,avoante

Pomba-amargosa 1

Foto 1 – Detalhe do casal.Pomba-amargosa 2

Foto 2 – Detalhe da espécieFoto 3 – Detalhe da espécie.

Classe: Aves.

Ordem: Columbiformes.

Família: Columbidae.

Nome científico: Patagioenas plubea (Vieillot 1818)

Nome popular: Pomba-amargosa.

Nome em Inglês: Plumbeous Pigeon

Alimentação: Essa ave tornou-se uma praga para as plantações de soja e girassol, milho alimentasse de grãos e brotos novos. Na região de Campo Mourão-PR, os agricultores contratavam pessoas para soltar rojões o dia todo ou batiam latas para afastar das plantações.

Nidificação: Constrói seu ninho no chão e também em árvores.

Habitat: Remanescentes florestais geralmente próximos a plantações.

Tamanho: 26 cm.

Bibliografia consultada

Pomba-de-bando. Disponível em: http://www.wikiaves.com.br/pomba-de-bando. Acesso em: 29/12/2012.

2 pensou em “Patagioenas plubea (Vieillot 1818) Pomba-amargosa,avoante

  1. Avistei essa pomba da janela da minha cozinha. Moro perto do Parque da Vila Prudente, em São Paulo – Capital, bairro da Água Rasa, e essa pomba tem se tornado visitante frequente dos arredores, pousando em antenas bem próximas de casa, de onde posso vê-la com clareza: é bem maior que as outras e possui asa quase prateada, bem bonita. Aqui também temos 3 gaviões carijós, que nos livraram do excesso de pombas comuns, 1 falcão e mais outros 16 pássaros, desde beija-flores e quero-queros, até papagaios. Parece que está faltando lugar no campo para esses pobrezinhos, que estão tentando se adaptar a uma cidade poluída e barulhenta como SP. É uma pena para todas essas espécies, mas eles são um colírio para nossos olhos. Um abraço!

    • Obrigado Thais Doblado Prodomo aqui também ocorre a mesma coisa com muito desmatamento e plantio de Pinus e Eucalipto, muitas espécies estão migrando para cidade em busca de alimentos o que não é o certo podem revirar lixos e até provocar certas doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *