VI Semana de Educação Física – Comemoração dos 10 anos do Curso de Educação Física do Campus CEDETEG

O DEDUF/G realizou no período de 11 a 14 de novembro a VI Semana de Educação Física com o tema “10 Anos do Curso de Educação Física de Guarapuava: Memórias e Perspectivas”. A programação da semana acadêmica contou com minicursos, palestras, exposições jornalísticas e atrações culturais, contando com mais de 90 inscritos. Além disso, no decorrer da semana, ainda houve a apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso, realizada pelos acadêmicos do último ano. Abaixo estão as fotos do evento e a seguir, um relato de como foi a criação do curso de Educação Física no Campus CEDETEG da UNICENTRO.

CRIAÇÃO DOS CURSOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

• Inicialmente, a criação do Curso de Licenciatura Plena em Irati

O então curso de Licenciatura Plena em Educação Física foi inicialmente ofertado no Campus Universitário de Irati. O Departamento de Educação Física integra o Centro de Reabilitação e Esportes (CRE), atualmente Setor de Ciências da Saúde (SES) de Irati. Sua criação deu-se mediante Resolução nº 007/1997-COU/UNICENTRO – de 03 de dezembro de 1997.

• Autorização de abertura da extensão do Curso em Guarapuava

Resolução nº 046/2001-GR/UNICENTRO, de cinco de novembro de 2001, autoriza, mediante ad referendum do Conselho Universitário, COU, a oferta do Curso de Licenciatura Plena Educação Física da UNICENTRO no Campus Universitário de Guarapuava (CEDETEG), em regime de extensão. Funcionou neste regime de 2002 a 2003 e tinha, neste período, o professor Silvano Coutinho como responsável pelas atividades administrativas.

• Criação e autorização do Curso de Educação Física em Guarapuava

O curso funcionou na modalidade de extensão até o final de 2003 quando o Departamento de Educação Física de Guarapuava (DEDUF/G) foi criado pela resolução número 38-GR/UNICENTRO de 30 de outubro de 2003 (gestão do Reitor Carlos …). Integrava o Centro de Ciências da Saúde (CES), atualmente denominado Setor de Ciências da Saúde (SES) do Campus CEDETEG de Guarapuava, que abrange outros cursos como Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia e Farmácia. O Decreto de Autorização nº 3218, de 23 de junho de 2004, Diário Oficial do Estado do Paraná (DOE) nº 6756, de 23 de junho de 2004, aprovou o funcionamento do curso de Educação Física, para efeito de regularização, com base nos Pareceres nº 514/2003 e nº 161/2004, da Procuradoria Geral do Estado.

Na oportunidade, os professores José Ronaldo, Marcos Queiroga, Silvano Coutinho, Larissa Daros e Itamar Tagliari solicitaram remanejamento para o novo departamento. De 2004 a 2005, o professor Marcos Queiroga assumiu a chefia do departamento que deixaria em 2006 para cursar doutorado. Neste período, um novo currículo foi gerado e os docentes decidiram pela habilitação em Bacharelado em vez e Licenciatura. A partir de 2006, o Curso de Educação Física passou a formar bacharéis enquanto o curso de Irati se manteve formando Licenciados (este panorama perdura até os dias atuais).

Esta entrada foi publicada em Notícias. Adicione o link permanente aos seus favoritos.