Foto 1 – Detalhe da espécie com folhas e flores.
Foto 2 – Vista da espécie em seu habitat natural.
Foto 3 – Vista geral da espécie.
Família: Combretaceae.
Nome científico: Terminalia australis Cambess.
Nomes populares: sarandi.
DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE
Árvore decidual o sarandi é exclusivo dos barrancos de rios, suporta as correntezas das águas e uma planta anfíbia. Planta fixadora das margens de rios evita a erosão.
Folha: Simples, alternas.
Flores: Unissexuais de cor branca.
Fruto: Sâmara.
Floração: Outubro/Novembro.
Frutificação: Dezembro/Março.
Bibliografia consultada
BACKES, P.; IRGANG, B. Árvores do Sul: Guia de identificação e interesse ecológico. Santa Cruz do Sul: Instituto Souza Cruz. 2002. 321p.
ZELAZOWISKI, V. H.; LOPES, G. L. Revegetação em áreas de embate no refúgio biológico de Santa Helena – Itaipú Binacional – margem esquerda. In: SIMPÓSIO NACIONAL RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, 1992, Curitiba. [Anais…]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Curso de Engenharia Florestal, Departamento de Silvicultura e Manejo: FUPEF, 1992. p. 417-424. Trabalho Voluntário. Biblioteca(s): CNPF (PL LV0363 ADD).
Bom dia, gostaria de saber como fazer mudas de Sarandi
Malu geralmente é feito de estacas dos ramos nos meses mis frios. Gerson Luiz Lopes
É uma árvore que permite envergar seus ramos sem que quebre – parecendo quase um cipó. Muito resistente na água!
Sandro sim é muito encontrada na beira de rios.
Olá, Gerson! Tudo bem?
Estou precisando muito encontrar essa árvore.
Ana tudo bem, obrigado pelo acesso é uma espécie muito restrita só encontrada em áreas de rios com pedras e corredeiras , deve procurar a moradores ribeirinhos , essa foto do Meu Site foi tirada em Nova Trento- SC em 2008 no INVENTÁRIO FLORESTAL DE SC, participei como dendrólogo , e colaborou muito muito para hoje eu fazer o maior Site de Plantas Online do Mundo COMPÊNDIO ONLINE GERSON LUIZ LOPES.
Olá
Fui criada no interior do Paraná, e foi lá que conheci o Sarandi. Na cor rosa e vermelho. Sou tão apaixonada por esta árvore que plantei uma na cor rosa, em meu quintal. Moro em Palhoça, cidade litorânea de Santa Catarina, um pouco distante do rio e do mar. No entanto, ela desenvolve muito bem na área urbana. Agora há pouco, tirei fotos, pois está bem florida. Lindíssima! Pensa num jardim perfumado, principalmente a noite. É uma pena que as pessoas , quando tem um jardim, não plantem uma árvore. Abraço fraterno!
Maria Aparecida trabalhei em Campo Mourão e conheço Palhoça. Infelizmente hoje são poucas pessoas que pensam como você Parabéns, o Homem só sabe derrubar Guarde bem esse ditado (DEUS PERDOA SEMPRE, O HOMEM AS VEZES, A NATUREZA NUNCA PERDOA). Abraço Gerson Luiz Lopes.