Foto 1 – Detalhe das folhas frente e verso com margem do limbo espinescente e flores.Foto 2 – Vista do galho e flores da espécie.
Família: Fabaceae( Leguminosae ) Subfamília Papilionoideae.
Nome científico: Zollernia ilicifolia (Brongn.) Vogel
Nomes populares: fura-olho
DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE
Árvore perenifólia, polígama. Sua altura atinge até 12 m e seu diâmetro até 30 cm.
Folhas: folhas simples, margens providas de dentes que terminam em espinho, raro inteiras, de 8-14 cm de comprimento e 3-5 cm de largura, brilhantes e glabras; estípulas foliares espessas.
Flores: axiais ou terminais em racemos ou fasciculada em racemos, flores branca róseas com cinco pétalas livres.
Fruto: legume drupáceo globoso (ALBERTON, 2001).
Floração: Setembro/Novembro.
Frutificação: Dezembro/Janeiro.
Polinização: abelhas.
Dispersão: zoocórica.
Ocorrência: Floresta Ombrófila Densa no Sul e Sudeste do Brasil.
Bibliografia consultada
CORADIN, L; ALEXANDRE,S; ADEMIR,R. Espécies nativas da flora brasileira de valor econômico atual ou potencial: plantas para o futuro-região sul. Brasília: MMA, 2011. 934p.
Esta árvore também é nativa aqui no nordeste . Região do semiárido na Bahia.Tenho registros , especificamente, na região da bacia do Jacuípe, vegetaçao caatinga.Em minha percepção os frutos das daqui são um pouco mais longos, e ja registrei frutos com até 7 sementes.Por, aqui, a conhecemos como Laranjeira brava(nome popular).
Tenho curiosidades sobre essa planta,sobre propriedades toxicologicas e questão de manipulaçao e criaçao de mudas.Não encontrei muita coisa sobre a toxicologia dela e tenho tentado mudas, mas ainda sem sucessos.Gostaria de mais informações sobre essa planta.Favor quem puder me auxiliar..agradeço.
Magna Souza de Oliveira espécie muito rara encontrei apenas uma vez em Santa Catarina mas estarei postando em breve as informações que pediu. Gerson Luiz Lopes
Aqui em Florianópolis ela é muito comum.
Francisco Antonio da Silva Filho eu tirei a foto na região se puder mandar uma foto dos frutos agradeço. Gerson Luiz Lopes
Fotografei nas dependências do Jardim Botânico Municipal de São José há 4 anos não fui mais no mesmo local. Recentemente encontrei outro exemplar próximo da sede mais ainda não floresceu.
SÉrgio StaHElin aqui no Paraná ainda não encontrei a espécie precisava fotografar a foto do site é de 2008. Gerson Luiz Lopes
Só serve se foi fotografada na regiao daí? Se servir ftos tiradas em outra região entre em contato pelo meu email, posso te mandar algumas fotos recentes.
Magna obrigado se fizer um favor mande fotos para meu emaill gllopes@unicentro.br. Gerson Luiz Lopes