Amphilophium crucigerum (L.) L. G. Lohmann – Pente-de-macaco

Foto 1 – Detalhe das folhas e fruto.Foto 2 – Detalhe dos frutos.1480651_920025798041163_5549044867341053858_n

Foto 3- Dispersão de frutos e sementes: Anemocórica pelo vento, essa semente não é de pente-de-macaco, apenas para demonstração da dispersão das plantas.

Família: Bignoniaceae.

Nome científico: Amphilophium crucigerum (L.) L. G. Lohmann

Nomes populares: pente-de-macaco, cipó-cruzeiro

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE

Planta heliófita trepadeira lenhosa, muito encontrada ocupando as partes superiores das espécies. Planta nativa não endêmica do Brasil. Ocorre na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. Seus frutos são usados em objetos de artesanatos.

                                Flora SBS. Disponível em: https://sites.google.com/site/florasbs/bignoniaceae/pente-de-macaco. Acesso em: 19/11/2012.

16 pensou em “Amphilophium crucigerum (L.) L. G. Lohmann – Pente-de-macaco

    • Luiz de Souza Martins procure nas casas de plantas medicinais,qual parte da planta o Sr Usa, folhas, frutos, ou as sementes. Aqui na nossa Cidade a gente encontra não muitas,Obrigado Padre Luiz Martins

    • De onde o senhor é? Vim fazer a pesquisa sobre essa planta porque preciso infelismente cortá-la, aqui em casa, na serra da mantiqueira, espaço rural de Itamonte, MG é “mato”! E como dizem que os “matos” que se criam ao nosso redor é a nossa cura, tbm vim ver para que ela serve. Essa que vou tirar sufoca um pé de ameixas delicosas!

      • Regina Andrea Felippe é uma planta importante muito mais importante do que o pé de ameixa, não deve corta-la. Gerson Luiz Lopes

  1. Que interessante, também não sabia que era usado no tratamento pra epilepsia. Alguém sáb se tem algum eatup científico atual? Ou à conhecimento popular? (a ciência primeira). Sou de Guarapuava-PR aqui tem essa Medicina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *