Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer Sassafrás, canela-sassafrás

Foto 1 – Vista das folhas frente e verso e folhas.Foto 2 – Detalhe dos  galhos folhas e flores.

Foto 3 – Sabiá-coleira (Turdus albicollis Vieillot,1818.), dispersor de sementes.

Foto 4 – Sementes verdes.Tucano-bico-verde

Foto 5- Tucano-de-bico-verde Ramphastos dicolorus Linnaeus, 1766. Se alimentando de frutos de sassafrás.Foto 6 – Tronco tortuoso escavado, casca externa castanho-acinzentada, com cicatrizes típicas proveniente do descamamento.

Família: Lauraceae.

Nome científico: Ocotea odorifera  (Vell.) Rohwer

Sinonímia botânica: Laurus odorifera  Vellozo; Ocotea pretiosa (Nees) Mez; Ocotea pretiosa var. pretiosa Vattimo.

Nomes populares: sassafrás, canela-sassafrás

Origem do nome  da espécie: Ocotea  nome usado na Guiana; odorifera porque exala odor de safrol.

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE

Árvore perenifólia, secundária tardia (DURIGAN & NOGUEIRA,1990) ou clímax tolerante a sombra. Sua altura atinge até 25 m e seu diâmetro 80 cm.

Folhas: alternas, simples, oblongas, lanceoladas, medindo até 16 cm de comprimento e 5 cm de largura.

Flores:  brancas amareladas,urceolada, pentâmera,reunidas em inflorescência glabras. Polinizadas por abelhas e diversos insetos.

Frutos: bacáceo (BARROSO et al., 1999), elíptico, liso.

Floração: Agosto/Setembro.

Frutificação: Abril/Junho.

Sistema sexual: planta hermafrodita.

Dispersão: zoocórica aves,sabias,tucanos,roedores e macacos

Polinização: abelhas e pequenos insetos.

Ocorrência: Floresta Ombrófila Mista, Floresta Ombrófila Densa, Floresta  Estacional Semidecidual. Da Bahia ao Rio Grande do Sul.

Apícola: suas flores são muito procuradas por abelhas e outros insetos.

Paisagístico: pela beleza da espécie é recomendada para arborização urbana.

Utilização: construção civil como vigas caibros tacos para assoalhos, móveis, marcenaria,embarcações, produção de laminas faqueadas.

Medicinal: Suas cascas e flores apresentam ação estimulante sudorífera, diurética, analgésica e depurativa do sangue por isso é muito utilizada na medicina popular (Teske e Trentini1997).

É usada no tratamento da gota. O decoto ou cozimento de sua casca é usado para  o tratamento de artrite reumatoide (Franco e Fontana 1997 Körbs,1995), usada na fragilidade do sistema nervoso, no tratamento da sífilis e mau hálito.

Indicada nas afecções de pele (eczemas e psoríase) picadas de insetos e infecções do couro cabeludo, em caso de astenia psíquica e intelectual Teske e Trentini 1997).

O óleo extraído do tronco tem emprego terapêutico (Correa,1926 Boiteux, 1947).

Recomenda-se precaução para o uso da planta para fins medicinais, devido as suas propriedades tóxicas (Correia,1926)

AS PLANTAS AQUI REFERIDAS SÓ DEVEM SER UTILIZADAS COM ORIENTAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE!

sassafras

Bibliografia consultada

CARVALHO, P.E.R. Espécies Arbóreas Brasileiras. Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, vol. 1. Brasília: Embrapa Informações Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2003. 1.039p.

CARVALHO, P. E. R.; ZELAZOWSKI, W. H.;  LOPES, G. L.Comparação entre espécies florestais nativas em Foz do Iguaçu, PR. Colombo: EMBRAPA-CNPF, 1996. 2 p. (EMBRAPA-CNPF. Pesquisa em Andamento, 16). Biblioteca(s):CPAF-AP (FL 05269 EMB).

Comportamento de 18 espécies florestais plantadas em quatro arboretos da COAMO. DOCUMENTOS URPFCS – NÚMERO 05 NOVEMBRO, 1981. Disponível em: www.cnpf.embrapa.br/publica/seriedoc/edicoes/doc05.pdf. Acesso em: 23/10/2011.

16 pensou em “Ocotea odorifera (Vell.) Rohwer Sassafrás, canela-sassafrás

  1. Já faz quase um ano que estou observando de 2 em 2 meses cinco indivíduos adultos de O. odorifera aqui no PR não muito longe de onde moro para que eu possa coletar os frutos no período de frutificação, mas ate o momento não encontrei sequer uma semente no chão e apenas visualizei algumas inflorescências em um indivíduo no inicio do ano. Esta espécie realmente é difícil de frutificar como alguns dizem?

  2. Boa tarde! Achei no meu sítio uma árvore que foi identificada com Ocotea odorifera, e esta carregada de frutos. Soube que esta em extinção, e gostaria de saber como fazer mudas, poderia me dar orientações, pois sou leiga.

    • Sueli coletar a semente madura deixar de molho na água e depois planta de preferencia em sementeiras tem baixa germinação aqui a gente não consegue sementes porque são muitas procuradas por diversos pássaros.Gerson Luiz Lopes.

  3. A tapinhoá é uma madeira muito boa pra fabricação de barril,é conhecido como o carvalho brasileiro.
    No município de Carmo RJ existe um alambique que produz uma cachaça que é considerada a melhor cachaça do Brasil, essa aguardente foi premiada como o melhor destilado num concurso na Bélgica.
    A proprietária disse que seu pai gostava muito de envelhecer cachaça nessa madeira.
    A dona do alambique pretende voltar a usar essa madeira pra envelhecimento da famosa cachaça da Quinta e da sua cachaça destinada ao mercado internacional, a agardente avuã .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *