Simuladores

1. QUANTUM LIMITE (ESTADOS)

Explore as propriedades quânticas de “partículas” ligadas em poços de potencial. Veja como as funções de onda e as densidades de probabilidade descrevem uma evolução (ou não) ao longo do tempo. 

Quantum Limite Screenshot Estados 

2. PACOTES DE TUNELAMENTO QUÂNTICO E WAVE

Assista quantum “partículas” túnel através de barreiras. Explore as propriedades das funções de onda que descrevem essas partículas. 

Quantum Tunneling e Wave Screenshot Packets 

3. EXPERIMENTO STERN – GERLACH

O clássico experimento de Stern-Gerlach mostra que os átomos têm uma propriedade chamada spin. O spin é uma espécie de momento angular intrínseco, que não tem contrapartida clássica. Quando o componente z do spin é medida, permanece um dos dois valores: spin para cima (up) ou para baixo (down).

Stern-Gerlach Experiment Screenshot 

4. RUTHERFORD SCATERRING

Como é que Rutherford descobriu a estrutura do átomo sem poder vê-lo? Simule a famosa experiência.

Rutherford Screenshot Scattering 

5. DAVISSON-GERMER: DIFRAÇÃO DE ELÉTRONS

Simule a experiência original que provou que os elétrons podem se comportar como ondas.

Davisson-Germer: Electron Diffraction Screenshot 

6. LIGAÇÕES DUPLAS E LIGAÇÕES COVALENTES

Explore divisão de tunelamento. Este problema clássico descreve muitos sistemas físicos, incluindo ligações covalentes, junções Josephson, e de dois estados, tais como sistemas de spin 1 / 2 partículas e moléculas de amônia.

Double Wells and Covalent Bonds Screenshot 

7. BANDAS DE ENERGIA (ESTRUTURA)

Explore a origem das bandas de energia em cristais de átomos. A estrutura dessas bandas determina como os materiais conduzem eletricidade.

Screenshot Estrutura banda

8. INTERFERÊNCIA QUÂNTICA

Quando fótons, elétrons e átomos se comportam como partículas e quando eles se comportam como ondas? Assista ondas espalharem-se e interferirem à medida que passam através de uma fenda dupla, e então serem detectadas em uma tela como pequenos pontos. Use detectores quânticos para explorar como as medições mudam as ondas e os padrões que produzem na tela.

HOOKE

9. EFEITO FOTOELÉTRICO

Veja como a luz bate em elétrons de um alvo metálico, e recrie a experiência que deu origem ao campo da mecânica quântica.

HOOKE

10. RESSONÂNCIA MAGNÉTICA

É um tumor? Imagem por Ressonância Magnética (IRM) pode responder. Sua cabeça está cheia de pequenos transmissores de rádio (os spins nucleares dos núcleos de hidrogênio nas suas moléculas de água). Em uma unidade de ressonância magnética, esses pequenos rádios transmitem suas posições, gerando uma imagem detalhada do interior de sua cabeça.

HOOKE

11. DECAIMENTO ALFA

Observe partículas alfa escaparem de um núcleo de polônio, causando a desintegração radioativa alfa. Veja como o tempo de decaimento se relaciona com a meia-vida.

HOOKE

12. DECAIMENTO BETA

Observe o decaimento beta ocorrer em um conjunto de núcleos ou em um núcleo apenas.

HOOKE

13. FISSÃO NUCLEAR

Iniciar uma reação em cadeia, ou introduzir isótopos não radioativos para evitá-la. Controle a produção de energia em um reator nuclear! (Anteriormente parte da simulação de Física Nuclear – agora separadas nas simulações Decaimento Alfa e Fissão Nuclear).

HOOKE

14. MODELOS DO ÁTOMO DE HIDROGÊNIO

Como os cientistas descobriram a estrutura dos átomos sem olhar para eles? Experimente vários modelos de disparo de luz sobre o átomo. Verifique como a predição do modelo corresponde aos resultados experimentais.

HOOKE

15. LÂMPADAS DE NEÔNIO E OUTRAS  LÂMPADAS DE DESCARGA

Produza luz pelo bombardeio de átomos com elétrons. Veja como os espectros característicos de diferentes elementos são produzidos, e configure seus próprios estados de energia do elemento para produzir a luz de cores diferentes.

HOOKE

Fonte: http://phet.colorado.edu/

 

1 respostas para Simuladores

  1. Thanks for ones marvelous posting! I truly enjoyed reading it, you might be a great author.I will be sure to bookmark
    your blog and will come back from now on. I want to encourage you continue your great writing,
    have a nice afternoon!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *