Promet VI

UNICENTRO – Universidade do Centro Oeste do Paraná

Licenciatura em Educação do Campo

Etapa 6

Projeto Metodológico

Tempo Universidade – TU: 02 de julho de 2012 a 24 de agosto de 2012

Tempo Comunidade – TC: 25 de agosto de 2012 a  janeiro de 2013

1. Apresentação do Curso

1.1 Informações Gerais

Esta Turma do Curso de Licenciatura em Educação do Campo se desenvolve por meio de uma parceria institucional entre a Unicentro, os municípios de Candói, Nova Laranjeiras, Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro e Rio Bonito do Iguaçu, bem como com o MPA, MST, MAB e Ceagro e é desenvolvido em seu tempo-universidade em Laranjeiras do Sul/PR.

O curso é realizado em regime de alternância, portanto composto de tempo-universidade e tempo-comunidade, objetivando assim criar condições para relacionar de forma permanente a teoria e a prática, bem como buscar uma compreensão ampliada da realidade educacional, aconteça ela na escola ou em outros tempos/espaços educativos, bem como a totalidade da realidade social. A proposta pretende formar e habilitar educadores/as que tenham identidade com o campo, atuação em escolas do campo e ou agricultores pertencentes aos Movimentos Sociais ligados à terra, para que dessa forma possam ser qualificados, para atuarem nas escolas do campo, a fim de romper com os muros imaginários que separam a escola da vida e da cultura.

O curso será composto de 3272 h, integralizadas em oito etapas, sendo 400 h de Prática de Ensino-Estágio Supervisionado e 400 h/a de Estágio Supervisionado; 200 h de atividades complementares (participação em seminários, congressos, oficinas e outros) e 2272 h divididas entre as demais disciplinas que compõem a matriz curricular. A presente proposta oferecerá aos/às educandos/as a opção de escolha de duas áreas do conhecimento: Ciências da Natureza e Matemática ou Linguagens. Cada educando poderá optar por uma das habilitações, na qual será certificado. Os/As educandos/as serão atendidos no campus de Laranjeiras do Sul, podendo haver atividades itinerantes nos demais municípios envolvidos. A partir de julho de 2011 o curso funcionará em Guarapuava/PR

1.2 Objetos de estudo/profissionalização

O objeto deste curso é a escola de educação básica do campo, com ênfase na construção do desenho da organização escolar e do trabalho pedagógico para os anos finais do ensino fundamental e do ensino médio e também na modalidade de educação de jovens e adultos, bem como os espaços educativos não formais, especialmente vinculados aos movimentos sociais relacionados às lutas dos trabalhadores do campo.

1.3 Perfil Profissional pretendido

O Curso será desenvolvido de modo a profissionalizar os participantes para atuação na gestão de processos educativos escolares, entendida como formação para a educação dos sujeitos das diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, para a construção do projeto político-pedagógico e para a organização do trabalho escolar e pedagógico nas escolas do campo. A formação será para a docência nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, inclusive na Modalidade Educação de Jovens e Adultos e na combinação com a Educação Profissional.

A docência será para uma das áreas de conhecimentopropostas pelo curso: Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Estrangeira Moderna – espanhol) ou  Ciências da Natureza e Matemática (Matemática, Biologia, Física e Química). A proposta é  que cada educando faça a opção por uma destas áreas, sendo esta definição construída entre a Universidade e suas parcerias considerando as demandas/perfil do grupo e as condições objetivas da oferta.

A gestão de processos educativos nas comunidades objetiva a preparação específica para o trabalho formativo e organizativo com as famílias e ou grupos sociais de origem dos estudantes, para lideranças populares e para a implementação de iniciativas e ou projetos de desenvolvimento comunitário sustentável que incluam a participação da escola.

1.4 Características

A Turma concluiu a Etapa 4 com 37 educandos, de 12 municípios do Paraná, todos com algum vínculo com o campo e alguns com vínculo com os movimentos sociais. Nesta Turma as áreas trabalhadas para habilitação de docência são: Ciências da Natureza e Matemática ( 18 estudantes) e Linguagens (19 estudantes).

1.5 Objetivos do Curso específicos para esta Turma

  • Formar educadores/as para atuação nos anos finais do ensino      fundamental e do ensino médio  junto      às populações que trabalham e vivem no e do campo, aptos a fazer a gestão      de processos educativos e a desenvolver estratégias pedagógicas que visem      a formação de sujeitos humanos autônomos e criativos, capazes de produzir      soluções para questões inerentes à sua realidade.
  •  Desenvolver estratégias de      formação para a docência multidisciplinar em uma organização curricular      por áreas do conhecimento, nas escolas do campo.
  • Contribuir na construção de alternativas de organização do trabalho      escolar e pedagógico que permitam a expansão da educação básica no e do      campo, com a rapidez e a qualidade exigida pela dinâmica social em que      seus sujeitos se inserem e pela histórica desigualdade que sofrem.
  • Promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.
  • Formar educadores e equipes pedagógicas vinculadas aos movimentos      sociais e organizações populares para atuarem na realidade educacional do      campo.
  • Discutir, refletir e sistematizar conhecimentos sobre as questões      atuais da organização do trabalho pedagógico nas escolas do campo.
  • Elaborar subsídios teóricos de acordo com o paradigma da Educação      do Campo e da Questão Agrária (PQA), que se opõe ao conceito de      capitalismo Agrário (Projeto de Campo desenvolvido pelo sistema      capitalista).
  • Produzir materiais didático-pedagógicos para o trabalho nas escolas      do campo.
  • Contribuir para o desenvolvimento do território da cidadania da      Cantuquiriguaçu: desenvolvimento humano, sustentável e ambiental.

2.Tempos Educativos

A organização de tempos educativos integra o projeto educativo deste curso. Para sexta etapa os tempos educativos indicados abaixo e com distribuição diária ou semanal de horários, orientada pelo cronograma do Tempo Escola. Tudo acontecerá pelos  Núcleo de Base, sendo que na  quarta-feira, das 20:30 às 21 H, manteremos reuniões de avaliação e planejamento. Inicialmente no NB e depois na coordenação da turma, escolhida no início da etapa.

–          Tempo Mística e Formatura: desenvolvido no início e fechamento de cada componente curricular, ficando a cargo dos NB a preparação. Conforme cronograma.

–          Tempo Aula e Estudo: Tempo diário de 10 h/a, com 8 na presença do professor e duas com estudo nos NB ou individualmente, . Teremos 3 NB da área de linguagem e 3 NB da área de ciencias da natureza e matemática, 6 a 7 membros, para realização deste tempo, sempre que necessário, que poderá ser para leituras, realização e estudo dos componentes curriculares, elaboração da síntese de aprendizados, interlocução nas atividades de pesquisa, conforme planejamento do  professor com a turma.

–          Tempo Oficina: Tempo destinado a desenvolver habilidades ou práticas específicas e necessaria para formação do educador. Teremos oficinas comuns as duas áreas e oficinas específicas. PROPOMOS – Oficina de produção escrita de Relato de Experiência – Oficina de produção escrita de Artigo Científico – Oficina de Planejamento de Ensino – Oficina de síntese de aprendizados – Oficina de material manipulavel de matemática (ábaco, material dourado, e outros);

–          Tempo Trabalho – realizado pelos Núcleos de Base, que serão equipes de trabalho. São as tarefas a serem desenvolvidas nessa etapa: Mural de informação, Limpeza dos espaços coletivos, Cozinha, Noites Culturais,Memória da etapa, …

–          Tempo Reflexão Escrita: Tempo individual em que cada estudante vai fazendo a síntese de seus aprendizados da etapa. Trabalho entregue a coordenação do curso no ultimo dia da etapa.

–          Tempo Cultura– Visa manter a mística da turma duramnte a etapa. Pode ter momentos mais festivos e coletivos, mas precisamos atentar para o cotidiano e a cultura ali presente, nas refeições, no ambiente, na mística e animação da etapa, na forma de receber as pessoas, na leitura e reflexão sobre os aprendizados, a presença dos MS e do campo em nosso cotidiano. PROPOSTA: uma noite cultural espanhola com recital de poesia em espanhol, tarefa da área da linguagem com a equipe.

–          Tempo Notícia: conforme combinado, sem tempo específico, planejando formas de garantir o fluxo diário de notícias em outros tempos. (notícias pela TV, jornal, mural). O NB que coordena a semana é responsável pela organização deste tempo educativo.

–          Tempo Atividades Físicas: conforme combinado, com pelo menos um tempo semanal, conforme cronograma. Sendo responsabilidade de uma equipe da turma, composta por uma pessoa de cada NB, com jogos diversos, dinâmicas, acompanhado pela coordenação.

–          Tempo Seminário: Tempo coletivo entre a turma com assuntos ligas as disciplinas do curso e outros com assuntos ligados a turma, sua organização. Seminários da etapa: a) Seminário na disciplina de Seminário Integrador III sobre …b) Seminário de Estágio Supervisionado; Seminário da Gestão da Unidade de Produção Familiar e os Movimentos Sociais do Campo;

 

3. Metas da Etapa VI

a)      Encontro de orientação, definição de orientador e a sequencia na pesquisa;

b)      Fazer uma noite de poesia espanhola e na língua espanhola;

c)      Promover o Seminário com os Movimentos sócias presentes no curso com o tema Gestão da Unidade de Produção Familiar (UPF);

d)      Realizar oficinas de síntese de aprendizados via o mapa conceitual; relatos de experiência; artigo cientifico; planejamento de ensino;

e)      Estabelecer combinações de convivência na turma desde os parâmetros éticos assumidos pela turma na discussão do perfil de formação pretendido, definindo mecanismos para garantir seu cumprimento.

f)       Garantir na turma discussão política dos problemas a fim de construir unidade e constituir a base para o avanço do processo.

g)      Garantir o acesso às notícias e informações.

h)      Fazer a reunião semanal da coordenação e NB.

i)        Fazer o registro e memória da etapa.

j)        Discutir, estudar e definir o nome da turma, bem como garantir momentos para estudo sobre o significado do nome escolhido. Garantir um momento de socialização e mística de apresentação do nome escolhido. Discussão desde os NB.

k)      Construir um painel da turma (símbolo) e discutir coletivamente a organização para encomenda da camiseta. Discussão e planejamento nos NB.

l)        Realizar Seminário de Crítica e Auto Crítica com assessoria sobre o tema, tendo em vista a discussão e formação da consciência sobre ética e valores e humanos.

m)    Organizar-se como turma para atender as demandas de estudo desta etapa, garantindo o tempo estudo efetivamente para sua finalidade, de acordo com as orientações deste documento.

n)      Qualificar os registros da memória da turma. (fotos, bem como, a reflexão escrita entregue semanalmente).

  • o)      Potencializar a Síntese de Aprendizados como apropriação do conhecimento e de reflexão sobre o processo formativo.

p)      Contribuir de forma planejada na organização e nos debates propostos para o seminário integrador III que será realizado neste Tempo Universidade.

q)      Preparar e coordenar as místicas, fazer a acolhida da próxima etapa no primeiro dia à noite.

r)       Escolher dois novos representantes da turma para compor o colegiado do curso.

4. Atividades da Etapa

4.1 Componentes da matriz curricular do curso para esta etapa.

Disciplinas comuns:
 Metodologia   da Pesquisa V – Professora: Ângela Hidalgo – C/H 20

 

Sistematização e análise dos dados.Seminários    Integradores V – Professora: Valdirene M de   Moraes (Marlene) C/H 8

 

Análise de temas   problematizados pelos educandos/as e educadores/as, a partir da contribuição   das diferentes disciplinas do curso, relacionados aos projetos de pesquisa   que estejam se configurando e desenvolvendo

Gestão das Unidades de  Produção Familiar (UPFs) – Professora:   Cássia Inês                                                                              C/H 40

 

Formação do modelo familiar e sua importância; êxodo   rural; características do sistema de produção; relação da agricultura   familiar com o mercado; formas organizacionais; aspectos econômicos da   atividade familiar; inovação tecnológica e crédito rural no contexto da   agricultura familiar; relação da agricultura familiar com outros setores;   política agrícola e o pequeno produtor rural; preservação da agricultura   familiar.

LIBRAS – Professora: Elenir  C/H 68

 

Retrospectiva histórica sobre os surdos. O ensino de   Libras e noções básicas dos aspectos linguísticos.

Disciplinas   da ênfase:

 

Área de   Linguagens:

 

Arte e Política – Professora: Desirêe –  C/H 56

 

Seminário sobre discursos representativos de     mentalidades diversas envolvendo Crítica e Teoria da Arte. Literatura     da     Língua Portuguesa – Professor:     Cláudio Melo –       C/H 50

 

A produção literária em Língua Portuguesa em     Portugal, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Espanhol II – Professora: Deris –                          C/H 48

 

Bissau, e Moçambique: movimentos, grupos, obras e     autores representativos.

Compreensão e produção escrita e oral em nível     intermediário avançado. Noções de gramática de língua espanhola.

 

Espanhol III – Professora: Deris –                         C/H 48

 

Aprofundamento na compreensão e produção escrita e     oral em nível intermediário avançado. Aprofundamento em gramática de língua     espanhola.Fundamentos da Educação Física – Professora:     Vânia     C/H 50

 

Pressupostos teórico-metodológicos do ensino da     educação física.Tópicos Especiais e  Lingüística – Professor: Cláudio     Melo    C/H 32

 

A variação linguística. A Sociolinguística.

 

 Área de Ciências da Natureza e Matemática

 

 

Composição Química do Solo – Professora: Eryza Castro  C/H 56

 

 

Origem dos solos, Composição: fase sólida, líquida e gasosa.   Classificação, Propriedades Física e

 

Químicas( capacidade de troca iônica, acidez total e trocável,   processos redox); Interações solo-planta, Usos

do solos.

Etnomatemática – Professor: Reinaldo Francisco           C/H 44

 

 

Construção do conceito etnomatemático e seus   fundamentos teóricos. A matemática como cultura. A Etnomatemática e a   formação do educador matemático. Etnomatemática e a sala de aula.

Genética Vegetal e Animal – Professora: Ana Lúcia   Suriani              C/H 48

 

 

Bases citológicas de herança. Aberrações   cromossômicas. Mecanismos de herança mendeliana. Interações

gênicas.   Alelos múltiplos. Herança ligada ao sexo. Recombinação gênica. Genética de   populações e

mapeamento   cromossômicos. Aspectos atuais sobre biotecnologia.

Mecânica   Aplicada à Vida no Campo II – Professora: Márcia Costa     C/H 56

 

 

Leis de Conservação: Energia Mecânica. Gravitação.   Movimentos Oscilatórios. Aplicações Ligadas à Atividades no Campo.

Geometria   Aplicada à Vida do Campo II – Professor: Gilberto              C/H 32

 

 

Estudo de retas e planos. Circunferência. Cônicas.

Anatomofisiologia Humana, Saúde e Sexualidade –   Professora: Rita de Cássia  C/H 48

 

 

Estudo anatômico e fisiológico dos sistemas:   digestório, circulatório, respiratório, urinário, motor, reprodutor, endócrino,   nervoso e sensorial. Principais doenças relacionadas ao organismo e   sexualidade.

 

4.2 Atividades do Tempo Comunidade (TC)

a)      O TC será desenvolvido nos locais de origem ou de trabalho de cada educando/educanda e deverá incluir atividades específicas de inserção nas organizações ou nos Movimentos Sociais envolvidos nesta Turma. São elas…

b)      Atividades Orientadas pelo Curso (detalhamento a construir durante o TU)

a) Estágio Supervisionado nos anos finais do Ensino Fundamental.

5. Processo de Avaliação

5.1. Orientações gerais

Definir caminhos para a avaliação é reafirmar os caminhos, princípios definidos para a ação pedagógica. É preciso entender a avaliação como parte do processo e como processo e não como um momento final do processo. Se assim compreendermos a avaliação, a ênfase, recairá sobre o processo educativo e não sobre os resultados.

A avaliação pode ser diagnóstica, formativa, deve ser contínua e cumulativa, cumprindo várias funções: conhecer os/as educandos/as, identificar as dificuldades de aprendizagem, determinar se os objetivos propostos foram ou não atingidos, aperfeiçoar o processo educativo, promover os alunos. Os objetivos indicados explicitam vários aspectos da avaliação: individual do educando e do educador e institucionais, ou seja, o processo de avaliação serve para realimentar o processo no sentido de realizar novas mediações, reorganizando os tempos, espaços e relações, inclusive institucionais.

Outro aspecto é a relação da avaliação com os objetivos. Quando construímos o Projeto Político Pedagógico, definimos o projeto que iremos defender e os objetivos que pretendemos alcançar e avaliação deve ser organizada no sentido de perceber se esses objetivos foram alcançados e, se não, o que deve ser feito para retomá-los.

Os principais instrumentos/técnicas de avaliação que serão utilizados são a observação, a aplicação de provas, a auto-avaliação, pesquisas, organização de portfólios, a apresentação de trabalhos, dentre outros, exigindo-se desde a memorização reflexiva até a síntese, enfatizando-se o uso da língua padrão.

A avaliação será entendida a partir da consideração de que os processos de desenvolvimento e aprendizagem são permanentes, portanto sempre inacabados. Assim, a avaliação deve ser um instrumento que contribua para potencializá-los.

A partir disso, consideramos importante, ainda:

a) compreender o caminho que o/a educando/a está fazendo para se apropriar do conhecimento – essa compreensão possibilitaria realizar mediações mais significativas;

b) considerar o/a educando/a seu próprio parâmetro, ou seja, que se valorizasse o seu processo e não o colocasse em posição de competição com o outro;

c) não apenas constatar erros, mas rever processos;

d) valorizar conteúdos significativos e não detalhes;

e) elevar o nível de exigência, superando a mera memorização mecânica e buscando a análise, a síntese, a aplicação dos conteúdos.

O aluno estará aprovado se alcançar a média igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero) e a freqüência igual ou superior a 75%. No caso de alcançar média entre 5,0 (zero vírgula zero) e 6,9 (seis vírgula nove) e freqüência igual ou superior a 75%, terá direito a realizar exame final. Para ser aprovado em exame final, o aluno deve alcançar uma nota que, somada à média do período e dividida por dois, resulte em uma nova média de valor igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero).

Os educandos que não obtiverem aproveitamento mínimo, exigido para aprovação deverão participar de um processo paralelo de estudos, elaborado e orientado pelo educador da respectiva disciplina, até obter o aproveitamento necessário. Casosespeciais serão analisados pelo colegiado do curso.

5.2. Procedimentos básicos

            O fechamento da avaliação das disciplinas acontecerá na etapa seguinte e os exames ao final da etapa seguinte. Os pesos e critérios de avaliação ficam a cargo de cada educador.

6. Acompanhamento Político-Pedagógico

Estamos buscando fazer o acompanhamento aos educandos e às educandas do curso de forma ao mesmo tempo personalizada e pela atuação nos/dos coletivos da turma, da escola, da comunidade de atuação e da organização/movimento social.

a)        No Tempo Escola o acompanhamento à turma será feito: – pelos educadores e educadoras, pela equipe de coordenação do curso, pelo NB a cada um de seus membros.

b)       No Tempo Comunidade o acompanhamento aos estudantes será feito: pela coordenação do curso, por pessoas dos movimentos sociais envolvidos, pelos educadores em relação aos encaminhamentos feitos na disciplina para o tempo comunidade.

Guarapuava, Julho  de 2012.