Quem somos

O Laboratório de Educação do Campo e Indígena – LAECI é um dos laboratórios do departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), localizado no município de Guarapuava – PR.  Este laboratório abriga o grupo de pesquisa Campo Movimentos Sociais e Educação do Campo (MovEcampo), o Curso de Pedagogia para Povos Indígenas e também o curso de Pedagogia do Campo.

O MovEcampo é um grupo de pesquisa certificado pela Unicentro e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) que conta com docentes das áreas de Pedagogia, História e Filosofia, discentes do curso de Pedagogia, orientandos de iniciação científica e de projetos de extensão, mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unicentro (PPGE), e professores da rede pública de ensino das escolas do campo.

O Curso Pedagogia para Povos Indígenas neste ano de 2022 é coordenador Profa. Dra. Mariulce Leineker e vice-coordenado pela Profa. Dra. Valdirene Manduca de Moraes, este é o primeiro curso destinado especialmente para indígenas do estado do Paraná, e funciona de acordo com a Pedagogia da Alternância, em que os alunos possuem atividades concentradas no tempo universidade (na escola Rio das Cobras, ficando alojados nela) e no tempo comunidade, vão para as suas comunidades relacionando conhecimento teórico e prático. Eles são de várias localidades do Estado do Paraná, das etnias Kaigang, Guarani e Xetá.  O curso, que está na sua segunda turma, ainda promove um ensino bilíngue nessas línguas.

Já o Curso de Pedagogia do Campo é coordenado pelo Prof. Dr. Alessandro de Melo e vice-coordenado pelo Prof. Me. João Carlos de Campos. Ele surgiu da demanda dos movimentos sociais de professores nas escolas do campo.  Esse curso é em parceria com o INCRA e busca atender acampados, assentados e quilombolas. Iniciamos neste ano sua realização, também funcionará em regime de alternância no município de Guarapuava – PR.

Se quiser conhecer mais do nosso trabalho pode acompanhar-nos por este blog e também pelo Facebook.

Caso queira entrar em contato, utilize nossos canais abaixo: