CARTA DE LARANJEIRAS DO SUL REFERENTE A LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO

O Brasil viu nascer na década de 1990 o Movimento Nacional de Educação do Campo, que vem pautando na agenda nacional um conjunto de Políticas Públicas de Educação, tendo como sujeitos os povos do campo. Nesta perspectiva, a Licenciatura em Educação do Campo nasce a partir da necessidade de formação de professores  para atuar nas escolas do campo.

As universidades UFFS, Unicentro, Unioeste, UTFPR e UFSC oferecem cursos de Licenciatura em Educação do Campo. O processo de implementação e desenvolvimento desse  curso tem se mostrado desafiador tanto nas questões estruturais quanto pedagógicas. O diálogo entre essas instituições possibilitou perceber a necessidade de um processo que permitisse uma troca de experiência entre as mesmas.

Assim, é realizado em Laranjeiras do Sul, durante os dias 22 e 23  de novembro de 2012,  o I Seminário da Licenciatura em Educação do Campo da Região Sul do Brasil com as instituições acima citadas, com o intuito de aprofundar as experiências vividas por cada instituição.

Os participantes do seminário, após debates e reuniões destacam:

1. A oferta de ensino Superior em Cursos de Licenciatura em Educação do Campo, como política pública está se expandindo e novas instituições estão inserindo-se no debate sobre a educação do campo. Dessa forma, percebe-se a necessidade urgente e imediata de uma articulação  que possa debater as grandes questões da formação inicial de professores dos campo com a perspectiva da criação de um Fórum Permanente das Licenciaturas da região do país, ou outro nome que  tenha esta originalidade.

2. As experiências em andamento já nos trazem um conjunto de questões que norteiam o processo político-pedagógico da Licenciatura em Educação do Campo e que necessitam ser aprofundadas, tais como: alternância, formação por área de conhecimento, organização curricular dos cursos, abrangência de atuação.

3. É fundamental termos presente que projeto de campo está presente na política pública em questão e como esse debate vai permear os cursos de Licenciatura em Educação do Campo  e contribuir para repensar a escola e a sociedade. Para isso é necessário fomentar pesquisas e construir espaços de debates.

4. O PRONACAMPO está possibilitando a expansão de cursos de licenciatura, sem contudo termos diretrizes para esses cursos aprovadas, tornando fundamental articular forças políticas para pautar no MEC e no CNE/CES a elaboração e aprovação de uma diretriz que leve em conta os processos já vividos pelas diferentes instituições e a realidade do sistema educacional brasileiro.

Desta forma as Instituições presentes no I Seminário da Licenciatura em Educação do campo da Região Sul, tira como indicativo:

a) que após a divulgação dos projetos aprovados pela SECADI/MEC, referente ao edital PRONACAMPO/Licenciatura seja organizado um encontro com todas as instituições do Sul do Brasil para debater e aprofundar as questões elencadas no início deste documento;

b) que se organize uma comissão com representantes das instituições presentes neste seminário para organizar e convocar todas as instituições que tiveram projetos de Licenciatura em Educação do Campo aprovados.

c) que os relatos, reflexões e aprofundamentos realizados durante o seminário das licenciaturas sejam organizados em livros e anais para posterior divulgação;

Assinam:

UFFS: