Colégio Estadual do Campo Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Normal Iraci Salete Strozak

Atividades realizadas no Colégio estadual Iraci Salete Strozak

PIBID – Área de Linguagens .

  • No acompanhamento da área da linguagem nas turmas do ensino médio, houve palestra e atividades desenvolvidas durante os estágios com os alunos. Umas atividades que destacou foi palestra sobre vacas leiteiras, indicando como escolher vacas na hora de comprar para não ter prejuízo ou comprar vacas com doenças e problemas.
  • Atividades de artes com turma do 3º A do ensino médio na reescrita da peça de Augusto Boal : A reforma agrária vista de um banca da praça. A partir desta peça os alunos reescreveram uma nova peça sobre Cultura Camponesa e abordagem foi à produção de leite.
  • O grupo de dança do Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak, nasceu de uma das práticas realizadas pelo projeto de iniciação á docência (PIBID), do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC), no ano de 2012. Iniciou com a dança Circular, trazendo nos passos reflexos da cultura camponesa e em seguida o hip hop com a história da conquista da terra. Atualmente é realizado na quinta – feira,  cada 15 dias, pela parte da manhã.

O nome Reflexos da Luta foi escolhido por estar presente nos movimentos das nossas danças reflexos da nossa história enquanto sujeitos do campo, na luta pela terra e educação; Buscamos por meio da dança expressar também nossos anseios e conquistas;

No símbolo esta presente elementos que identificam o grupo enquanto sujeitos da luta que nos reflexos do movimento são autores da história. O punho colorido expressa a luta dos povos do campo pelo que é de direito; As bandeiras do MST e do CEISS, vinculadas ao lápis, a enxada e ao sol do socialismo, refletem o histórico da escola fruto da reforma agrária e da luta dos trabalhadores por educação do/no campo. Nas asas procuramos representar nossos anseios e expectativas quanto a  nossa liberdade de expressão e opção de escolhas. Nos movimentos da dança, na cor vermelha  apontamos para nosso nome, destacando nossa identidade Sem Terra.

  • Mural de desenhos elaborados pelos educandos para ser selecionado para ser o convite para o festival dos arteiros que será realizado dia 28,29 e 30 de junho, na escola.
  • Reunião e organização do Fanzines mensais.

_____________________________________________________________________
Fez parte de nossas atividades desenvolvidas pelo PIBID, em março, a organização da biblioteca do Colégio Estadual do Campo Iraco Salete Strozak, com mural e varal com poesias de Carluce Pereira, Carlos Marighella, Millôr Fernandes, Carlos Drummond de Andrade, Ferreira Gullar, Clarice Pacheco, Manuel Bandeira e haicai de Paulo Leminski.
DSC00247 DSC00231 DSC00226 DSC00221
(Sonia, Débora, Pricila, Micheli, Mirian e Jaqueline)
_____________________________________________________________________

ATIVIDADES PIBID – Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak
Educanda: Thaile Cristina Lopes Vieira

DSCF1612 DSCF1671

  • Seminário Nacional: Juventude e Ensino Médio nos Assentamentos de Reforma Agrária. Guararema, SP (Escola Nacional Florestan Fernandes), 19 a 23 de março 2013. Apoio: Unicef  Acompanhamento e coordenação do grupo de estudantes do Teatro que realizou apresentação, Ensino Médio e Grêmio que participaram representando a escola;
  • Coordenação e formação da Companhia Artística SaciArte. (Formações/oficinas semanais na escola, apresentações em eventos/seminários)
  • Coordenação e Acompanhamento do Núcleo Dirigente dos Estudantes e Grêmio Estudantil (reuniões, formações, participação em eventos);
  • Acompanhamento da Auto-organização dos estudantes na escola;
  • Atividades no Laboratório da Escola; oficina com educador da UFFS;
  • Reuniões de planejamento com as supervisoras e direção da escola;
  • Observação de aulas na área de Ciências da Natureza e Matemática