Plantas medicinais. Allophylus edulis (A. St- Hil., Cambess e A. Juss.) Radlk. Vacum

Família: Sapindaceae.

Nome científico: Allophylus edulis (A. St- Hil., Cambess e A. Juss.) Radlk.

Nomes populares: vacum, chal-chal, cum-cum

Uso medicinal

Usada na medicina popular extraindo-se o suco de suas folhas para o combate da icterícia (LOPEZ et al.,1987). Usada na forma de chás para inflamações de garganta e problemas digestivos e intestinais, o cozimento das folhas é usado no tratamento de feridas. Usado no controle da pressão arterial (KÖRBS,1995; FRANCO;FONTANA.1997).

Recomenda-se precaução para o uso da planta para fins medicinais, devido as suas propriedades tóxicas (Correia,1926)

Bibliografia consultada

CARVALHO, P.E.R. Espécies Arbóreas Brasileiras. Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, vol. 1. Brasília: Embrapa Informações Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2003. 1.039p.

Clique aqui para ver as imagens

 

4 pensou em “Plantas medicinais. Allophylus edulis (A. St- Hil., Cambess e A. Juss.) Radlk. Vacum

      • Quando criança comia muito essa frutinha nos bosques do lugar onde nasci. Chamava vacum, mas uns vizinhos italianos chamavam-no sali sali… acho que é uma degeneração de chal chal. Depois de 50 anos lembrei da frutinha vermelha mas esqueci seu nome. Hoje meu irmão que está passeando no RS, enviou uma mensagem me recomendando que o chá das folhas é o melhor queimador de gorduras abdominais que já se conheceu naquelas bandas. Por isso estou aqui a procurar sementes e mudas.

        • Lujz Pinheiro não sei onde tem mudas, realmente é muito bom para Triglíceridius e Colesterol, melhor ainda é o Tarumã. (Digita no Google tarumã Gerson)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *