Euphorbia tirucalli L. Aveloz, pau-pelado

Foto 1 – Vista geral da espécie.

Família: Euphorbiaceae.

Nome científico: Euphorbia tirucalli L.

Nomes populares:  aveloz, pau-pelado´´arvore-de-são-sebastião, cega olho,

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE

Árvore originária da África. Sua altura atinge até 7 m. Pode ser encontrada nordeste do Brasil.  Planta apresenta um látex toxico vem sendo  estudada para combater o câncer, uma vez que é capaz de eliminar algumas células cancerígenas, impedindo o seu desenvolvimento e reduzindo o tumor, tem propriedades anti-inflamatória, analgésica, fungicida, antibiótica, laxante e expectorante.

Recomenda-se, consultar um médico, para uso adequado das indicações mencionadas.

Folhas: Lineares, curtas, decíduas.

Flores: Amarelo-esverdeadas.

Frutos: cápsula com três gomos.

Multiplicação: exclusivamente por estacas.

Utilização: cercas vivas, ornamental, quando cortada exsuda um látex tóxico principalmente para os olhos.

Bibliografia consultada

LORENZI, H. Árvores exóticas no Brasil: madeireiras, ornamentais e aromáticas.  Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2003.368 p.

TUA SAÚDE; Disponível em https://www.tuasaude.com/aveloz/, Acesso em 02 de Março de 2018.

16 pensou em “Euphorbia tirucalli L. Aveloz, pau-pelado

    • Leoni Matos deve procurar algum laboratório especializado na área não posso te informar mas vou dar uma pesquisada Obrigado Gerson Luiz Lopes.

  1. Boa noite minha mae tem tumor de schwanoma ela pode fazer uso dessa planta? Ensinar pingar uma gota do leite da planta em um copo de água e bwber em jejum.

  2. Aqui encasa tem uma árvore dessa na calçada, me atrevi a fazer a poda, fiquei com o rosto todo ardendo e queimando por causa da nodia que sai dela. O olho tive que pingar colirio anestésico. Nunca mais me atrevo a chegar perto de uma dessa.

    • João teve sorte de só ter causado irritação é uma planta usada até no combate ao câncer mas sua seiva é toxica. Gerson Luiz Lopes

  3. Tenho uma planta desta em casa. Ganhei um ramo e plante, hoje tem quse 1,5 de altura. Utilizo a seiva para passar na parte superior das mãos.e tem me ajudado muito no combate de irritaçoes na pele por conta do sol. Muito boa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *