Plantas medicinais.Zanthoxylum rhoifolium Lam. Mamica-de-porca

Família: Rutaceae.

Nome científico: Zanthoxylum rhoifolium Lam.

Nomes populares: Mamica-de-cadela (RNC), mamica-de-porca

Uso medicinal

Usada na medicina popular para aliviar dor de dente e de ouvido. As folhas maceradas apresentam resultados satisfatórios (BRANDÃO, 1991; GAVILANES; BRANDÃO, 1996). O decoto da raiz, que é amarga e aromática é indicada  para uso interno contra flatulência e veneno de cobras (DOMBROWSKI; SCHERER NETO, 1979). É tônico estoma quico e febrífugo (COWAN; SMITH, 1973). O chá da casca é acre, combate azia, má digestão e gases intestinais (FRANCO; FONTANA, 1997).

Relato- Uso uma colher de sopa em meio copo de água. Toma num gole só. O veneno começa a voltar pelo buraco da mordida da cobra. É bom tbm para mordida de aranha. Meus cachorros foram mordidos 4 vezes por jararaca e a mamica-de- porca salvou. Dei assim que percebi o inchaço. Logo vc percebe que começa desinchar mas não negligencie o soro antiofídico principalmente em caso de a picada causar hemorragia dê a mamica mas corra ao veterinário para tomar o soro antiofídico.

Recomenda-se precaução para o uso da planta para fins medicinais, devido as suas propriedades tóxicas (Correia,1926)

Bibliografia consultada

CARVALHO, P.E.R. Espécies arbóreas brasileiras. Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, vol. 2. Brasília, DF: Embrapa informações Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2006.627 p.

Clique aqui para ver as imagens.

18 pensou em “Plantas medicinais.Zanthoxylum rhoifolium Lam. Mamica-de-porca

    • Adilson França você deve consultar um médico ou pessoas ligadas a área são remédios caseiros e somente um profissional da área teria pode esclarecer sua duvida.

    • Uso uma colher de sopa em meio copo de água. Toma num gole só. O veneno começa a voltar pelo buraco da mordida da cobra. É bom tbm para mordida de aranha. Meus cachorros foram mordidos 4 vezes por jararaca e a mamica de porca salvou. Dei assim que percebi o inchaço. Logo vc percebe que começa desinchar mas não negligencie o soro antiofídico principalmente em caso de a picada causar hemorragia dê a mamica mas corra ao veterinário para tomar o soro antiofídico.

  1. A mamica de porca tira a casca coloca em um litro com cachaça e deixa curti se for picado de cobra,aranha , ou qualquer bicho é um contra veneno ótimo e um antibiótico que cura qualquer infecção , toma três vezes por dia , já fizemos vários tipo mas na cachaça vai direto na corrente sanguínea onde faz o efeito mas rápido.

  2. No meu sítio eu tenho uma plantada …fiz a casca com cachaça estava com muita azia…tomei o chá da casca e deu resultado agora tomo sempre cachaça com a casca… Sebastião José da Costa. Minas Gerais Barbacena

  3. Eu tinha uma dor ciatica,que descia pela minha cintura como um choque edescia pelogluteo direito e coxa.Nada cortava essa dor que era insuportável. Uma senhora me deu a casca fã Mamica de porca pra colocar de infusão na água e tomar 1 copo ao dia.No primeiro copo a dor desapareceu completamente. Tomei por muitos meses e não voltou.

    • Teresinha Azevedo eu não só publiquei como tomo plantas medicinais, só que como sou da área Florestal não posso indicar nada para ninguém somente os profissionais da área de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *