Plantas medicinais. Guazuma ulmifolia Lamarck. Mutamba-preta

Família: Malvaceae.

Nome científico: Guazuma ulmifolia Lamarck.

Nomes populares: Mutamba-verdadeira (RNC), mutamba-preta, chico-magro

Uso medicinal

Suas folhas e raízes são empregadas em remédios caseiros, mas sua eficácia e segurança ainda não são comprovadas (LORENZI; MATOS, 2002). O chá das folhas é usado contra disenteria e diarréias, no tratamento de problemas relacionados com a próstata e como estimulante uterino. No México o chá da casca é usado para facilitar o parto, aliviar as dores gastrintestinais e no tratamento de asma, hipertermia (febre), diarréia e disenteria (GUÁZUMA, 2001). No Peru o chá da casca e das folhas é usado no tratamento de doenças renais e hepáticas e disenteria. Na Guatemala é usada no tratamento de problemas intestinais. Como indicação fitoterápicas é usada no tratamento  de feridas e úlceras ; desobstruente do fígado no tratamento de dermatoses, sífilis, do fígado, bronquite, asma, pneumonia  e outras afecções do aparelho respiratório (TESKE; TRNTINI,1997). A infusão das folhas ( em uso interno) tem ação diaforética e anti-sifilítica (BERG, 19860; sudorífica e purgativa (GUARIM NETO, 1984). Sua casca tem propriedades  adstringentes, antiblenorrágica e peitoral. Suas folhas maceradas são usadas para evitar queda de cabeloe para combater afecções parasitárias do couro cabeludo (CAMPELO1988). O cozimento da casca  é usado contra sífilis e doenças da pele (FIGUEIREDO, 1979).

Recomenda-se precaução para o uso da planta para fins medicinais, devido as suas propriedades tóxicas (Correia,1926).

Bibliografia consultada

CARVALHO, P.E.R. Espécies arbóreas brasileiras.Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, vol. 2 .Brasília, DF: Embrapa informações Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2006.627 p.

Clique aqui para ver as imagens

2 pensou em “Plantas medicinais. Guazuma ulmifolia Lamarck. Mutamba-preta

  1. a casca da mutambeira é usada no combate a queda de cabelo,eu usei muito quando era criança para massagear o couro cabeluda , deixava os cabelos muito macios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *