Zanthoxylum rhoifolium Lam. Mamica-de-porca

Foto 1 – Detalhe das folhas frente e verso e sementes verdes.Foto 2 – Detalhes das flores esverdeadas a esbranquiçadas.Foto 3 – Vista da espécie com frutos verdes.Foto 4 – Tronco tronco cônico acanelado com acúleos grandes e fortes, a casca é lisa acinzentada, com grande quantidade de lenticelas.

Família: Rutaceae.

Nome científico: Zanthoxylum rhoifolium Lam.

Sinonímia botânica: Fagara rhoifolia (Lamarck) Engler.

Nomes populares: Mamica-de-cadela (RNC), mamica-de-porca, maminha-de-porca.

Nomes populares em outros países:Argentina; mamica de condela, Bolívia; sauco, Equador; tachuelo,Paraguai; tembetary mi, Uruguai; tambetari, Venezuela mapurite.

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE

Árvore semidecídua, heliófita, espécie  pioneira (SALIS et al., 1994; CAVACANTE, 2001) e secundária inicial ( AGUIAR et al., 2001) ou clímax exigente em luz (PINTO,1977) . Sua altura atinge até 20 m e seu diâmetro 40 cm.

Folhas: imparipinadas, com ráquis medindo 6-35 cm de comprimento e 2-4 cm de largura.Com 4 a 13 pares de folíolos as vezes com acúleos lanceolados acuminados.e acuminado-caudados no ápice.

Flores: díclinas, esverdeadas  a esbranquiçadas.

Fruto: cápsula carnosa  e globosas.

Floração: Agosto/Novembro.

Frutificação: Dezembro/Março.

Sistema sexual: dioica (MELO; ZICKEL,2004).

Polinização:abelhas e vários insetos.

Dispersão: zoocórica, principalmente por diversas espécies de aves.

Ocorrência: Floresta Estacional Semidecidual, Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista e outros Biomas, do Amazonas ao Rio Grande do Sul.

Apícola: apresenta potencial melífero (RAMOS et al., 1991 GAVILANES; BRANDÃO,1996), mas o mel apresenta odor de coentro.

Paisagístico: recomendada em paisagismo, na arborização urbana.

Utilização: construção civil.

Medicinal: Usada na medicina popular para aliviar dor de dente e de ouvido. As folhas maceradas apresentam resultados satisfatórios (BRANDÃO, 1991; GAVILANES; BRANDÃO, 1996). O decoto da raiz, que é amarga e aromática é indicada  para uso interno contra flatulência e veneno de cobras (DOMBROWSKI; SCHERER NETO, 1979). É tônico estoma quico e febrífugo (COWAN; SMITH, 1973). O chá da casca é acre, combate azia, má digestão e gases intestinais (FRANCO; FONTANA, 1997).

Relato: Uso uma colher de sopa em meio copo de água. Toma num gole só. O veneno começa a voltar pelo buraco da mordida da cobra. É bom tbm para mordida de aranha. Meus cachorros foram mordidos 4 vezes por jararaca e a mamica de porca salvou. Dei assim que percebi o inchaço. Logo vc percebe que começa desinchar mas não negligencie o soro antiofídico principalmente em caso de a picada causar hemorragia dê a mamica mas corra ao veterinário para tomar o soro antiofídico.

Recomenda-se precaução para o uso da planta para fins medicinais, devido as suas propriedades tóxicas (Correia,1926)

AS PLANTAS AQUI REFERIDAS SÓ DEVEM SER UTILIZADAS COM ORIENTAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE!

Bibliografia consultada

CARVALHO, P.E.R. Espécies arbóreas brasileiras. Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, vol .2.  Brasília, DF: Embrapa informações Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Floretas, 2006.627 p.

ZELAZOWSKI, V.H.; LOPES, G.L. Avaliação preliminar da competição de crescimento entre 39 espécies arbóreas, em área sombreada com leucena (Leucena leucocephala). In: CONGRESSO FLORESTAL PANAMERICANO, 1.; CONGRESSO FLORESTAL BRASILEIRO, 7., 1993, Curitiba. Floresta para o Desenvolvimento: Política, Ambiente, Tecnologia e Mercado: anais. São Paulo: SBS; [S.l.]: SBEF, 1993. v. 2, p. 754. Biblioteca(s): CNPF (PL LV0362 ADD).

Ministério da Agricultura  Pecuária e Abastecimento. Registro Nacional de Cultivares RNC. Disponível em: http://extranet.agricultura.gov.br/php/proton/cultivarweb/cultivares_registradas.php Acesso em: 21/10/2011.

10 pensou em “Zanthoxylum rhoifolium Lam. Mamica-de-porca

  1. Peço informaçoes sobre essa planta, em uma ocasiao fazendo uma capina no meu terreno encontre , o tronco dela e tomado dfe espinhos agualhados , tem um cheiro forte e as folhas uma seiva que produz uma senssação de anestesia, ao colocar a planta na boca permaneci alguns minutos com lingua dormente como se tivesse recebido uma anestesia, foi rapido a senssação, gostaria de adquirir conhecimentos e saber se ela possui alguma propriedades medicinais, e quais as suas finalidades, para que serve, este mes de março a tal planta apareceu varios cachos repleto de sementes formato de pimenta do reino, porem lisas e brilhantes, peço por gentileza enviar algum estudo ou finalidades da mesma e saber se tem algum risco ou perigo de cultivar. atenciosamente. adilson frança.

  2. eu uso essa planta em meus fitoterapicos
    a maminha de porca e antioxcidativa carminativa digestiva antidepreciva
    por enquanto eu comprovei estes principios ativos mas eu sei que vai muito alem do relacionado acima vou continuar analisando

  3. Obrigado por todas as informações. Vou começar a usar. Sofro muito com úlcera gástrica.Esta planta é popularmente chamada por aqui de Teta-de-cadela. É abundante na Serra dos Tapes, no Município de Pelotas onde resido, no Rio Grande do Sul.

    • Carlos devido ao grande alcance do Site eu não posso ter telefone nem Whatsap e desativei meu Face recebo vários vírus diariamente. Gerson Luiz Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *