Aos quatro dias do mês de janeiro de dois mil e dez estiveram reunidos na sala de aula da Casa Familiar Rural em Rio Bonito do Iguaçu/PR, eu, como coordenadora do curso, Carla Maria Loop da coordenação pelos Movimentos Sociais, os educandos e educandas abaixo assinado, para decidir sobre questões referentes ao funcionamento do curso. Em primeiro lugar houve uma apresentação de todos. Os/as educandos/as responderam um questionário para caracterizar o perfil da turma, enviado pela educadora Ângela Hidalgo. Apresentei aos/às educandos/as a trajetória do curso desde 2008 quando iniciou o processo de construção da proposta para atender ao Edital proposto pelo MEC. A seguir a educadora Carla apresentou a proposta de organização da turma em Núcleos de Base, explicando a necessidade, os objetivos e como funciona essa forma de gestão. Foram estabelecidos alguns critérios: que houvesse em cada NB homens e mulheres de diferentes municípios, que fossem escolhidos um coordenador e uma coordenadora e um relator ou relatora. Foi apresentado o cronograma das aulas para essa etapa e os/as educandos/as receberam cópia do mesmo. Também foram entregues as matrizes curriculares das duas habilitações e expliquei à turma a seriedade de já irem amadurecendo o entendimento sobre a questão, pois até o final da etapa farão a escolha pela habilitação que após feita não poderá ser trocada. Foi explicado sobre a questão das faltas e da necessidade de se cumprir no mínimo 75% de freqüência em todas as disciplinas/módulos e foi enfatizado o compromisso que todos devem ter com a vaga que conseguiram pois muitos ficaram de fora na seleção e trata-se de dinheiro público investido. Também foi explicado sobre o sistema de avaliação da Unicentro, sobre exame e média necessária para aprovação. Em relação ao alojamento foi explicado que como as aulas serão de segunda a sábado, quem optar em ir para casa no final de semana poderá fazê-lo e quem optar em ficar também será atendido no alojamento. Às mães com crianças pequenas foi destinado um quarto separado e foram chamadas algumas meninas para cuidar delas que receberão uma ajuda de custo com valor a ser definido. Em seguida foi apresentado brevemente, sem valores ainda, a questão orçamentária do curso. Os valores ainda dependem da aprovação do Plano de Trabalho enviado em dezembro de 2009 solicitando mudança de rubrica e, principalmente, aumento no valor das bolsas aos/às educandos/as. Foi dito que as bolsas devem cobrir despesas de hospedagem, alimentação e transporte. Como as despesas são feitas, na maioria, de forma coletiva foi sugerido que se criasse uma conta assinada por três pessoas da turma e alguém da coordenação na qual seriam depositadas as bolsas. Os/as educandos/as receberiam assim, individualmente, apenas ajuda de custo para transporte. Também foi sugerido que as sobras de cada etapa ficassem na conta para custear despesas de formatura no final do curso. Houve concordância de todos os presentes. Ficou dito que a questão orçamentária seria apresentada mais detalhadamente assim que o MEC aprovasse o Plano de Trabalho da 1ª. etapa com as mudanças solicitadas. Haverá prestação de contas de cada etapa sempre com apresentação de notas e extratos bancários. Foi feito um cadastramento dos/as educandos/as e ficou combinado a criação de um grupo no yahoo como canal permanente de comunicação e que cada um/a teria a responsabilidade de acessá-lo constantemente para acompanhar os informes. Na parte da tarde também foram lidos dois textos para discutir sobre a necessidade da organização coletiva e sobre a função da escola pública. Nada mais havendo a tratar forma encerrados os trabalhos do dia e eu, Marlene Lucia Siebert Sapelli, lavrei a presente ata que será lida e se aprovada, assinada por mim e pelos demais presentes.