Artigos

TOLEDO, Vanessa Domingos; SANTOS, Rodrigo dos; COLLARES, Solange Aparecida e Oliveira. Guarani, Kaingang e Xetá: o curso de pedagogia para os povos indígenas/bilíngueda Unicentro na terra indígena Rio das Cobras em tempos de pandemia . Revista NUPEM, Campo Mourão, v. 13, n. 30, p.58-76, set./dez. 2021.


HAS, Murilo. Derrubada aos direitos dos povos indígenas: atenuantes promovidas pelo governo bolsonarista e pela pandemia da covid-19. Revista Humanidades e Inovação, v.7, n.19 – 2020.


TOLEDO, Vanessa Domingos; PEREIRA, Yasmin Gabriela Guimarães; SANTOS, Rodrigo dos. UM ENTRE LUGAR DO ENSINO: DESAFIOS DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA PARA POVOS INDÍGENAS DA UNICENTRO DURANTE A PANDEMIA DO COVID-19. In: Anais do Fórum Internacional de Pedagogia – FIPED (Edição Salamanca). Anais…Cajazeiras(PB) USAL, 2020.


GEHRKE, M.; SAPELLI, M. L. S.; FAUSTINO, R. C. A formação de pedagogos indígenas em alternância no Paraná: uma contribuição à interculturalidade e ao bilinguismo. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 4, p. e7350, 19 dez. 2019.


MORAES, Valdirene M.; SOUZA, Maria Antônia de. Licenciatura em Educação do Campo: das lutas dos movimentos sociais à constituição do Processo Formativo. Cadernos de pesquisa: pensamento educacional, Curitiba, v. 13, n. 34, p. 113-130. maio/ago. 2018.


MALLAT, Juliana Domit; GEHRKE, Marcos. Formação inicial de professores e o campo da didática: (re)pensando a formação pedagógica nos cursos de licenciatura. Revista Educação e Linguagens, Campo Mourão, v. 7, n. 12, p. 227-245, jan./jun. 2018.


GEHRKE, Marcos; MALLAT, Juliana Domit. As políticas educacionais e a formação inicial de professores: a didática na resolução 002/2015. Revista Contrapontos- Eletrônica, Itajaí, v. 18, n. 2, p. 89-104, abr/jun. 2018.


MALLAT, Juliana Domit; GEHRKE, Marcos; GONÇALVES, Ademir Nunes. Licenciatura em Educação do Campo: princípios formativos a didática por área do conhecimento. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 3, n. 2, p. 677-704, 30 ago. 2018.


GEHRKE, Marcos; BUFREM, Leilah Santiago. Cenário da biblioteca escolar no contexto do campo no estado do Paraná. Educação em Foco, Juiz de Fora, v. 22, n. 3, p. 32-57, 2018.


SANTOS, Rodrigo dos. “Aprender a nossa língua vernácula”: A imigração e educação (rural) no Folha do Oeste (1946-1960). Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 2, n. 1, p. 275-293, 19 abr. 2017.