Aleurites moluccana (L.) Willd. Nóz-da-índia

Foto 1 – Detalhe das folhas e ramos da espécie.Foto 2 – Detalhe da espécie com frutos verdes.Nóz-da-india-1

Foto 3– Detalhe folhas e frutosFoto 3 – Detalhe do fruto verde e semente.Nóz-da-índia-2

Foto 4 – Detalhe do troco

Família: Euphorbiaceae.

Nome científico: Aleurites moluccana (L.) Willd.

Nomes populares: noz-da-índia

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE

Árvore originária da Asia Tropical, Índia,e Malásia, Indonésia, Ilhas Molucas ou arquipélago das Molucas. Situa-se na parte oriental da Indonésia.

Folhas: simples alternas.

Flores: pequenas de cor brancas com cinco pétalas.

Frutos: glóbulos achatados.

Utilização: arborização urbana, as amêndoas são ricas em óleos usados na fabricação de vernizes, sabão,, velas, combustíveis e lubrificantes, e tanino usado em curtumes.

Polinização: abelhas.

Dispersão: zoocórica.

Medicinal: planta tóxica quando ingerida pode causar náuseas, vômitos, cólicas e diarreia. Suas folhas tem propriedades fitoterápica e anti-inflamatória. Sua casca é usada na medicina popular para tratamento de feridas e tumores. A semente é usada para emagrecer, mas deve ser prescrita por Médicos ou profissionais da área de saúde.

Bibliografia consultada

LORENZI, H. Árvores exóticas no Brasil: madeireiras, ornamentais e aromática. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2003.368 p.

80 pensou em “Aleurites moluccana (L.) Willd. Nóz-da-índia

  1. GOSTARIA DE SABER SE AQUI NO BRASIL TEM ESTA ESPÉCIE, EM QUAL CLIMA ELA SE ADAPTA MELHOR, E SE TEM, GOSTARIA DE ADQUIRIR UMA MUDA, POIS ACHO ESTA ARVORE UM SHOU.
    AGUARDO UMA RESPOSTA.

  2. Tenho uma árvore de noz da índia no meu sitio plantada mais de 10 anos e faz uns 4 anos que começou a dar frutos e com isso apareceram as mudas que replantei e até doei para sitios vizinhos. Nunca nós da familia consumimos os frutos. Agora estamos querendo saber como retirar o fruto da casca já que é muito duro. Existe algum procedimento especial para isso? Nosso sitio fica em Arealva -SP.Agradeço a atenção.

  3. BOM DIA,GOSTARIA DE SABER SE QUEM UTILIZA A SEMENTE DA ÍNDIA FAZ ALGUM MAL PARA A SAÚDE PORQUE TOMO PARA EMAGRECER E JÁ EMAGRECE 22 QUILOS E CONTINUO TOMANDO JÁ FAZ 1 ANO E 5 MESES.FAVOR MIM ENFORMAR OS EFEITOS QUE PODEM CALÇAR COM O TEMPO.

    • Alice antes de tomar qualquer remédio deve consultar um médico somente um profissional a área de saúde pode recomendar dosagens como tomar e o período.
      Herbário Online

    • Bom dia Eliane nós temos só fotos no Herbário Online Destinado a estudos dos alunos. Deve conseguir em algum viveiro obrigado pela visita.
      Herbário OnLine Gerson Luiz Lopes

  4. Bom dia sr. Gerson Luiz Lopes com muita paz e prosperidade, moro em Campinas SP, quero saber se em seu viveiro tem muda de : CHÁ DE BUGRE, CAFÉ DE BUGRE ETC…, ELE É CONHECIDO por outros nomes populares. Caso tenha por gentileza pode me vender uma? irei de imediato buscar , moro perto do CLUBE SANTA CLARA Campinas SP. Obrigado. Gino Bondi.’.

  5. Pingback: NOZ da ÍNDIA Emagrece Mesmo? Perco Peso?

    • Deve-se procurar um médico somente um especialista na área pode indicar o tratamento: Medicinal: Planta tóxica quando ingerida pode causar náuseas, vômitos, clicas e diarreia. Suas folhas tem propriedades fitoterápica e anti-inflamatória. Sua casca é usada na medicina popular para tratamento de feridas e tumores. A semente é usada para emagrecer, mas deve ser prescrita por Médicos ou profissionais da área de saúde.
      Gerson Luiz Lopes

  6. Olá Gerson boa tarde.
    Sou aluno do curso de farmácia e estou realizando um estudo fitoquímico do fruto da aleurites moluccana (noz da Índia) devido a vários efeitos adversos causado com seu indiscriminado para emagrecimento. Você tem conhecimento de algum estudo nesta área.

    Gostarias de alguns frutos para análise é possível ??

    Atenciosamente
    Levi Rodrigues

    • Levi Rodrigues infelizmente não é minha área só temos no site que tomando chá emagrece mas não sabemos nada parabéns pelos seus estudos pode contar com o site todo dia tem gente pedindo sementes e tomando de forma indiscriminada e estão vendendo sementes que não é da Nóz-da-Índia abraço.
      Gerson Luiz Lopes

        • Levi Rodrigues tirei a foto da semente em Rolândia não tenho amostra de sementes o herbário online trabalha com fotos tenta ver se consegue em alguma casa de plantas medicinais. mas veja a foto da semente em nossa página.
          Gerson Luiz Lopes

    • Levi,
      Estava em uma feira de produtos naturais e inadivertidamente experimentei o noz da india. Mastiguei e ingeri 3 sementes. Tive reações horríveis. Isso foi domingo (09/07) por volta de meio dia. Quando cheguei em casa almocei e comecei a sentir-me mal. Evacuei e vomitei muito. Fui direito para o hospital. Fui informado que as substancias toxicas das sementes (saponinas e forbol) não tem antídotos. A única solução seria tratar dos sintomas. Recebi soro e fui liberado para continuar o tratamento em casa. Falei com um gastroenterologista que me recomendou uma dieta. Hoje é dia 12/07 (terça-feira). E ainda estou sentindo os efeitos. Parei de vomitar porque tomei remédios, mas ainda estou com diarreia e uma fraqueza. Gostaria de saber se nos seus estudos tem mais informações sobre sequelas e um tratamento mais específico. Agradeceria suas informações. JOSE MAURICIO DE LIMA e-mail: josemauriciolima@yahoo.com.br

  7. Boa tarde. Gostaria de saber se tem como me arruma uma muda da planta, ou frutos. Para fazer a minha pesquisa sobre os compostos metabólicos da Aleurites moluccana (L.) Willd. O grande e milagroso Nozes-da-índia. Aguardo resposta

  8. Infelizmente ha muita falsa informação! A Aleurites moluccana não é a noz da índia usada como emagrecedor! Pesquisei a fundo e posso provar!

    É uma pena que nessa matéria não tenha o fruto aberto! Basta abrir um e comparar com a “Noz da Índia” vendido para esse fim!

    É uma pena!

    • Neiva Alves Rocha realmente a semente da Noz da Índia é diferente menor mas infelizmente vende qualquer tipo de semente por Noz da Índia, e causa sérios consequências meu site recomenda (Medicinal: planta tóxica quando ingerida pode causar náuseas, vômitos, cólicas e diarreia. Suas folhas tem propriedades fitoterápica e anti-inflamatória. Sua casca é usada na medicina popular para tratamento de feridas e tumores. A semente é usada para emagrecer, mas deve ser prescrita por Médicos ou profissionais da área de saúde.). Gerson Luiz Lopes

  9. Oi, gostaria de tirar uma duvida, a semente da noz da índia vendida para emagrecer é realmente toxica, faz mal a saúde? Conheço pessoas que usam para este fim e tem real resultado na perca de peso, claro seguindo a orientação correta ao ingeri-la e não ouvi falar de casos de intoxicação. Estou pesquisando sobre esta semente por que quero fazer uso dela, o que vocês tem para me dizer já que são pesquisadores de varias especies???? Agradeço se puderem me informar por email.

    • Janína muita gente toma minha esposa e filha fizeram uso e conseguiram bons resultados mas deve procurar um profissional da área para ver dosagens e recomedações medicas. Gerson Luiz Lopes

  10. Boa tarde! Eu tenho uma árvore parecida com essa, os frutos são muito parecidos, porém as folhas parecem bem diferentes, será que vocês poderiam me ajudar a descobrir se é a mesma espécie? Se sim, como possa enviar fotos dela? Desde já agradeço!

  11. Tenho uma árvore dessas no pátio da casa da minha mãe. Foi presente de grego de um cunhado dela no passado. Disse que seria pequena, mas agora é um monstro com uns 15 metros de altura, com galhos enormes invadindo o terreno do vizinho e jorrando frutos todos os anos, Eu pensava que se tratava de uma nogueira comum e ontem resolvi quebrar uma noz e comer o conteúdo, Resultado: após três horas de desconforto abdominal e estomacal que culminou em uma visita demorada à sala do trono, fui obrigado a um completo descarregamento do sistema, desde os esfíncters posteriores até o dente ciso. Deve ser por isso que a mulherada quer usar para emagrece sem parar de comer. Não fica nada no corpo. Cuidado com essa planta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *