Araucaria columnaris ( J. R. Forst.) Hook. Pinheiro-de-natal, sete-copas

Foto 1 – Detalhe das folhas.Columnaris-1

Foto 2– Estróbilo masculino flor cones de pólen que crescem nas extremidades das folhas-branchles perto do topo da árvore no final da primavera.

Foto 3 – Estróbilo feminino feminino com até 15 cm de comprimento.

Foto 4 – Cones de semente do sexo feminino com até 25 cm de comprimento.

Foto 5 – casca áspera e escamosa.Araucaria

Foto 6- Detalhe da copa da espécie.

Família: Araucariaceae.

Nome científico: Araucaria columnaris (J. R. Forst.) Hook.

Nomes populares: pinheiro-de-natal, sete-copas, araucária-australiana.

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE

Árvore  exclusiva da Nova Caledônia (Oceania), perenifólia, com fustes retos, da base até a copa, com forma é piramidal. Sua altura pode atingir  até 60 metros,  e seu diâmetro maiores de 1,0 m.

Folha: as acículas possuem tamanhos diferente com até 3,5 cm de comprimento de forma ovado-lanceolada aguda e pungente, com folhas curtas, alternadas, e algumas mais longas.

Fruto: estróbilos masculinos e estróbilos femininos em plantas diferentes. Estróbilos femininos globosos, de até 25 cm de comprimento por até 18 cm de largura contendo cerca de 150  pinhões, de até  6 cm de comprimento e 2,5 cm de largura com asa lateral. Estróbilos masculinos, cilíndricos, esverdeados, com até 15 cm de comprimento e 1 cm de diâmetro. Seus frutos são comestíveis.

Floração: primavera

Frutificação:outono

Sistema sexual: dioica,raramente monoica.

Ocorrência: Austrália Queensland, Nova Caledônia ilha do pacífico sul.

Ornamental: muito utilizada em praças e parque, no Brasil é plantada em escala comercial para Pinheiro-de-natal.

Utilização:madeira de cor branca-creme muito  utilizada em carpintaria e marcenaria.

Bibliografia consultada

LORENZI, H. Árvores exóticas no Brasil: madeireiras, ornamentais e aromáticas. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2003.368 p.

Coníferas.Disponível em:http://www.paulobackes.com.br/editorial/exoticas/arquivos/pdf/38-39_coniferas.pdf. Acesso em 17 de junho de 2016.

11 pensou em “Araucaria columnaris ( J. R. Forst.) Hook. Pinheiro-de-natal, sete-copas

  1. Boa Tarde, Tínhamos (até hoje uma árvore desta no jardim), mas com um ciclone subtropical que passou ela envergou e o peso ficou pendente para parte de nossa casa de do vizinho. Como ela tinha quase 20 metros, os bombeiros aconselharam corta-la. Ficamos muito tristes, mas com todo o vento que batia (em especial vento sul de Florian´polis) ficavamos com medo e acabamos cortando. o Corte foi feito até certa parte do caule e deixamos a raiz no chão. Há alguma possibilidade dela vir a brotar? Será que ela não caíria ou havia um risco real de cair?

  2. Oi, gostaria de tirar uma dúvida…
    Se os estrobilos masculinos estão no topo destas árvores, se eu tiver que poda-la ela não produzirá mais sementes?

    • Mariana Santos Sistema sexual: dioica,raramente monoica. isto quer dizer que possuem árvores machos e fêmeas separadas raramente é monoica. Obrigado pela visita. Gerson Luiz lopes

    • Selma Evangelista qualquer árvore pode ter risco de queda recomentasse plantar longe de casa ou no caso dessa araucária executar a poda. Gerson Luiz Lopes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *