Miconia albicans (Sw.) Triana Quaresmeira-de-flor-branca

Foto 1 – Detalhe das folhas e flores.Foto 2 – Detalhe das flores.Foto 3 – Detalhe do ramo da espécie.Foto 4 – Vista geral da espécie.

Família: Melastomataceae.

Nome científico: Miconia albicans (Sw.) Triana

Nomes populares: quaresmeira-de-flor-branca

DESCRIÇÃO DA ESPÉCIE

Arbusto a arvoreta sua altura atinge até 8 m. Ocorre do Sul do México e Antilhas. No Brasil  é encontrada desde Roraima e Amazonas até Santa Catarina. Espécie característica de cerrados e savanas, mas também encontrada em vegetação litorânea (MARTINS et al 1996).  Espécie de alta atratividade para insetos e animais

Folhas: suas folhas possuem efeitos alelopáticos e antimicrobianos (CELOTTO et al., 2003).

Fruto: bagas.

Floração: agosto- setembro.

Frutificação: setembro- dezembro.

Polinização: abelhas sem ferrão do gênero  trigona e vários insetos.

Dispersão: dispersas por pássaros (EMBRAPA CERRADOS 2013), formigas (mirmecocoria).

Bibliografia consultada

ALBUQUERQUE, L. B. de; AQUINO, F. de G.; COSTA, L. C.; MIRANDA, Z. de J. G.; SOUSA, S. R. Espécies de Melastomataceae juss. com potencial para restauração ecológica de mata ripária no Cerrado. Separatas Embrapa Cerrados, 2013.

CARVALHO, B. L. R. et al. Comunidade de insetos associada a Miconia albicans (Swartz) Triana (Melastomataceae) em Lavras, Minas Gerais, Brasil. In: IV CONEFLOR –III SENEFLOR, 2013. Vitória da Conquista (BA). 2013. p.7.

Instituto Botânica. Disponível em: http://www.ibot.sp.gov.br/publicacoes/hoehnea/vol30/30_2/30_2%20t7.pdf. Acesso em: 12/11/2012.

16 ideias sobre “Miconia albicans (Sw.) Triana Quaresmeira-de-flor-branca

    • Gerson, abração amigo!
      Encontrei a Cenostigma macrophyllum. Nomes populares:
      Caneleiro, Canela de Velho, Maraximbé ou Fava do Campo, da família: Fabaceae. A árvore-símbolo de Teresina, o primeiro registro desta espécie brasileira foi em Mato Grosso, há mais de 150 anos. A planta resiste bem ao fogo, rebrotando com certa facilidade. Germina sem dificuldade e apresenta desenvolvimento razoável. Apresenta um caule bastante sulcado. O fruto é um legume plano e achatado. O que tem a ver com a Miconia albicans (Sw.) Triana, também conhecida por Canela-de-velho e sendo da família: Melastomataceae???

  1. Bom dia…Sr. Gerson, Tudo bem?
    Estou desenvolvendo um blog sobre as plantas medicinais…sou pesquisador e estudante de Fitoterapia.
    Depois, gostaria que desse uma olhada nele, se possível…..e caso tenha interesse, se quiser me enviar textos, terei o maior prazer em publicar.
    http://www.plantanativa.com.br

    Fiquei com uma dúvida…..a Miconia albicans (Sw.) Triana é uma variação da Miconia albicans conhecida como canela-de-velho? Ela teria os mesmo efeitos para o tratamento contra artrose e afins?

    Desde já agradeço a atenção.
    Marco di Camargo

  2. Temos uma planta muito similar que ocorre nos campos aqui no município de Conceição das Alagoas, Triangulo mineiro. aqui é cerrado, tipo chapada… Não sei se é a mesma… tentarei fazer uma excicata na época da florada. Poderia me ajudar a identificar? abraço. parabéns pelo trabalho. Tutu.

  3. Boa tarde, eu achei uma variedade aqui, que eu creio que seja essa, mas não tenho certeza, será que vc ou alguém poderia me tirar essa dúvida se eu enviar algumas fotos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *