Oficina sobre o Uso Sustentável do Bambu
O Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) em parceria com a Embrapa Florestas, realizou a Oficina sobre o Uso Sustentável do Bambu em Construções Rurais na FLONA de Irati, o curso teve dois módulos, o primeiro ocorreu de 13 a 15/08/2012 com conteúdo teórico-prático sobre as técnicas de colheita, manejo, propagação e tratamento e o segundo módulo de 10 a 13/09/2012 onde foi feita a construção propriamente dita. O local foi escolhido estrategicamente por possuir uma infraestrutura capaz de receber a instalação da estufa, e por ser relativamente próxima da sede do Curso em Agroecologia do Instituto Federal do Paraná, UNICENTRO e da Embrapa Florestas. O evento também propiciou uma interação entre as demais FLONAS, contando com a participação da FLONA de Três Barras-SC, FLONA de Passo Fundo-RS e mais uma unidade da FLONA localizada nos Campos Gerais. O bambu utilizado foi o Phyllostachis aurea, uma espécie alastrante que é por muitos considerada “praga” por dominar áreas rapidamente quando o mesmo não é manejado adequadamente. O bambu utilizado na estufa foi coletado na própria unidade da FLONA de Irati. As dimensões da estufa foram de 12m x 7,1m (84m²). O custo dos “materiais externos” (fios de poliamida, barras rosqueáveis, parafusos e porcas, filme plástico, guias de alumínio e prendedores), desconsiderando custos com transporte, ferramentas e mão-de-obra, foi de aproximadamente R$650,00! Uma estufa convencional com mesma dimensão pode custar até R$20.000,00. Segundo Nailton de Lima, instrutor de CPRA, a durabilidade prevista da estrutura é de 10 anos, e do filme plástico é de 3-5 anos, onde na ocasião da troca do plástico, os arcos que o sustentam são facilmente substituídos.
A equipe do projeto Imbituvão esteve presente na oficina com o objetivo de apoiar a atividade e futuramente trabalhar na multiplicação da estufa de bambu na região de atuação do projeto. A estufa de bambu mostrou ser uma alternativa extremamente viável para as nossas pequenas propriedades do ponto de vista dos produtos não madeireiros.
Cartilha sobre a montagem da estufa de Bambu clique aqui
Autores:
Carlos Henrique Boscardin Nauiack
Engenheiro Agrônomo – Gerente Técnico do Convênio 129/09.
Evandro Teleginski
Bolsista graduando de Engenharia Florestal.
Aprovado o Regimento Interno da Associação de Agricultores São João Batista do Assungui
No dia 17 de Agosto de 2012 foi dado mais um grande passo para a organização da Associação de Agricultores São João Batista do Assungui (AASJBA). Neste dia em Assembleia Geral extraordinária foi aprovado pela maioria dos votos o novo REGIMENTO INTERNO da associação de agricultores em que o projeto atua. Para a realização desta Assembleia Geral foram cumpridos todos os requisitos estatutários vigentes. Deste que iniciou-se o projeto Imbituvão o processo de organização da associação vem sendo construído de forma concreta. Com o Regimento Interno a associação passa a ter uma série de normas de conduta entre o associado e a associação. Esperamos que com este trabalho o manejo florestal madeireiro e não-madeireiro de forma associativista venha a ser uma realidade.
Para acessar o regimento clique aqui
Autor: Carlos Henrique Boscardin Nauiack
Engenheiro Agrônomo – Gerente Técnico do Convênio 129/09.
Colóquio Internacional
Brasil-Alemanha:
parcerias acadêmicas, oportunidades promissoras
Perante aos processos de globalização e internacionalização cada vez mais presentes em diversas áreas da sociedade brasileira, faz-se necessário e oportuno debates sobre temas como acordos bilaterais, parcerias internacionais e intercâmbios acadêmicos.
O colóquio internacional vem de encontro aos esforços do governo Federal e Estadual como da própria UNICENTRO em promover a internacionalização de nossas instituições de ensino superior, pois tem como objetivo apresentar à comunidade acadêmica possibilidades de parcerias entre universidades brasileiras e alemãs.
O Colóquio Internacional “Brasil-Alemanha: parcerias acadêmicas, oportunidades promissoras” que ocorreu no dia 30 de maio de 2012 no campus de Irati. Foi idealizado e organizado pela professora de alemão Catarina Portinho Nauiack, sempre auxiliada pela coordenação do projeto ”Imbituvão”. O evento teve inicio com a fala do Prof. Dr. Paulo Astor Soethe que discutiu a importância dos processos de internacionalização, pelos quais as instituições de ensino superior brasileiras estão passando. O Prof. Paulo também apresentou diversos programas de graduação e pós-graduação que já existem entre o Brasil e a Alemanha. A segunda fala do colóquio foi feita pelo Prof. Dr. Thorsten Beimgraben que apresentou a Universidade de Rottenburg, universidade na qual ele é professor pesquisador e coordenador do projeto UNIBRAL e do projeto”Imbituvão”, ambos os projetos desenvolvidos em parceira com a UNICENTRO.
Autor: Carlos Henrique Boscardin Nauiack
Engenheiro Agrônomo – Gerente Técnico do Convênio 129/09.
Plantio de Araucárias (parceria com o projeto Estradas com Araucárias)
Na primeira semana do mês de maio iniciamos a semeadura das Araucárias pela parceria com o projeto Estradas com Araucárias. Até o momento foram semeadas aproximadamente mil covas. A semeadura esta sendo feita seguindo um padrão em linha com espaçamento de 5 metros entre covas, respeitando três possibilidades: em torno das estradas, nas divisas limpas e nas extremidades das APP’s. Em cada cova são colocadas 3 sementes com o objetivo de garantir que no minimo uma se desenvolva.
Iniciamos no mesmo período a produção de mudas de Araucária no viveiro da UNICENTRO. Serão produzidas 2.500 mudas que servirão para os futuros plantios. As mudas produzidas no viveiro e as sementes plantadas no campo são oriundas de matrizes localizadas nas propriedades da região. A coleta de sementes está sendo feita pela equipe do projeto, bem como pelos próprios proprietários. Procuramos com esta prática promover a diversificação do material genético da região, sempre levando em consideração a região de origem e sua adaptação local.
Autor: Carlos Henrique Boscardin Nauiack
Engenheiro Agrônomo – Gerente Técnico do Convênio 129/09.
Aprovado o novo estatudo da Associação dos Agricultores São João Batista do Assungui
Assinatura do estatuto
para acessar o estatuto da associação clique aqui
Autor: Carlos Henrique Boscardin Nauiack
Engenheiro Agrônomo – Gerente Técnico do Convênio 129/09.
Treinamento de operador da serraria móvel
Nos dias 14 e 15 de março na propriedade do senhor Elizeu Zampier foi realizado o curso de operador da serraria móvel adquirida pelo projeto.
Autor: Evandro Julkowski
Parceria com o projeto Estradas com Araucárias
A coordenação do projeto ”Estratégias de manejo florestal sustentável em pequenas propriedades rurais no Centro-Sul do Paraná” está apoiando e somando esforços por meio da parceria com o projeto ”Estradas com Araucárias”, para a promoção e conservação do meio ambiente, elemento essencial ao desenvolvimento sustentável. Este projeto tem como principal objetivo neutralizar as emissões dos Gases do Efeito Estufa por meio do plantio de Araucárias, como forma de estimular a adesão ao projeto, há o pagamento por serviços ambientais aos proprietários rurais que plantarem e cuidarem das Araucárias. Os recursos são obtidos de Empresas da iniciativa privada que, para compensar suas emissões de Gases de Efeito Estufa, pagam pela captura do carbono sequestrado no desenvolvimento das mudas de Araucárias. A coordenação do projeto no estado do Paraná pertence à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA), contando com a parceria da Embrapa Florestas, a EMATER-PR, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), a Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (SEAB), a Universidade Federal do Paraná, a UNICENTRO, por meio do projeto ”Estratégias de manejo florestal sustentável em pequenas propriedades rurais no Centro-Sul do Paraná”, juntamente com a Universidade de Rottemburg/Alemanha e a Empresa de transportes Loga Logística e Transportes.
Para mais informações sobre o projeto Estradas com Araucárias clique aqui
Autor: Carlos Henrique Boscardin Nauiack
Engenheiro Agrônomo – Gerente Técnico do Convênio 129/09.
Curso de Meliponídeos
No fim do Mês de janeiro, integrantes do projeto participaram do curso de meliponídeos ofertado pela associação de apicultores do Assungui.
Autor: Evandro Julkowski.
Plantio de mudas de Erva-mate
No começo 2012 foram realizados o plantio de 500 mudas de Erva-mate doadas pela Ervateira Baldo.