Bambusa tuldoides Munro. Bambu, taquara

Bambusa tuldoides 3

Foto 01. Detalhe da moita. Os colmos ficam concentrados e não se alastram.Bambusa tuldoides 2

Foto 02. Detalhe das folhas e colmos. Os colmos mais azulados referem-se às brotações jovens. Os colmos verdes-claros possuem idade entre 1 a 3 anos. E os colmos com presença de líquens (manchas) são os colmos maduros e mais aptos para construções, pois têm paredes mais grossas e lignificadas.Bambusa tuldoides 1

Fotos 03. Vista geral.

Família: Poaceae

Subfamília: Bambusoideae

Nome científico: Bambusa tuldoides Munro

Nome Popular: taquara

Descrição: espécie entouceirante cujo colmo é reto e de cor escura. Este bambu resiste muito bem às geadas. Originário da China e bastante comum no Brasil. Forma moitas e não se alastra. Apresenta bons resultados em paisagismo, cercas vivas. Se forem plantados em linha em beira de rodovias servem como barreira acústica e contra a poeira.

Usos mais comuns: construção, cercas e tutoramento de culturas.

Altura dos colmos: 12m

Diâmetro dos colmos: 6cm

Bibliografia consultada

GRECO, T.M.; CROMBERG, M.; RÍOS, H. C. Bambu – cultivo e manejo. Florianópolis. Insular. 2011. 184 p. il.

 

 

12 pensou em “Bambusa tuldoides Munro. Bambu, taquara

  1. Tenho em um sítio no Sul de Minas esta espécie de Bambú e preciso tira-las, pois irei plantar café . Vc tem alguém que possa fazer este serviço? Ou indicar um parceiro?

  2. Tenho um terreno que tem uma grande taquareira. Estou para construir minha casa, e gostaria de saber se ela é um foco (lugar) que se criam aranhas ou cobras?
    Grato

    • Juan Carlos Masiá é uma espécie que tanto aranhas como cobras procuram refúgio, mas se for apenas uma touceira e ao redor estiver limpo não terá problema. Gerson Luiz Lopes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *