Informativo

Maiores colaboradores do sucesso do Herbário Gerson Luiz Lopes.

Hoje dia 22/10/2012 às 09:19 com o acesso do bolsista recém formado Ronald Gomes Cubis o site alcançou os 100.000 acessos em 7 meses de existência.  Agradecemos a todos que acessam o site diariamente, em especial aos colaboradores do herbário online descritos abaixo.

Afonso Figueiredo Filho

Engenheiro Florestal pela Universidade Federal do Paraná em 1976 onde também fez seu Mestrado e Doutorado (1983 e 1991) na área de Manejo Florestal. Realizou também um Curso de Especialização em Manejo Florestal promovido pela UFPR/ABEAS em 1989, estágio na Universidade de Freiburg, Alemanha em 1987 e em 1994-95 fez o Pós-Doutorado na Universidade da Geórgia, Athens, EUA. Iniciou suas atividades profissionais em 1977 na Fundação de Pesquisas do Paraná (FUPEF) e ingressou no magistério superior em 1978, como Professor Colaborador, na Escola de Florestas da UFPR, onde atualmente é Professor Sênior no Curso de Pós-Graduação em Engenharia Florestal, na área de manejo florestal. Em 1999, ingressou no Curso de Engenharia Florestal de Irati da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), onde é atualmente, Professor Adjunto, lecionando disciplinas da área de Manejo Florestal, como dendrometria, inventário florestal, manejo florestal, modelagem no manejo florestal, dentre outras. Na Pós-Graduação é professor de Mensuração Florestal e Manejo de Florestas Nativas. Foi Sub-Chefe do Departamento de Ciências Florestais, Vice-Coordenador dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Engenharia Florestal e Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia Florestal da UFPR, além de ser membro do corpo científico da FUPEF. Na UNICENTRO foi Sub-Chefe do Departamento de Engenharia Florestal, Chefe do Departamento de Engenharia Ambiental, Membro dos Conselhos Universitário e de Ensino e Pesquisa e Diretor do Setor de Ciências Agrárias e Ambientais. Atualmente é o Coordenador do curso de Mestrado em Ciências Florestais da UNICENTRO. É membro de comitês editoriais e consultor das principais revistas da área florestal no Brasil e de órgãos de fomento à pesquisa como CNPq e Fundações estaduais. É líder e co-lider de grupos de pesquisa cadastrado no CNPq e Membro do Comitê Assessor da Rede de Parcelas Permanentes do Brasil. Atua na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com pesquisas em Floresta Ombrófila Mista e plantios florestais, com ênfase em estudos de dinâmica, modelagem do crescimento e produção, volumetria, inventário florestal e manejo florestal. Foi coordenador e executor de vários inventários florestais em plantios e de extensas áreas nativas no sul do Brasil e na Amazônia.

Paulo Ernani Ramalho Carvalho

Dr. Paulo Ernani Ramalho Carvalho é natural de Fortaleza, Ceará. Em 1971, graduo-se em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná concluiu o Mestrado em 1978, e em 1996, obteve o grau de Doutor em Ciências Florestais. Foi um dos primeiros professores do curso de Técnico Florestal do Colégio Florestal Presidente Costa e Silva em Irati PR.Trabalhou no extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF/ PRODEPEF), na Floresta Nacional de Irati. De 1974 a 1978. Em 1986 participou de um curso de especialização em Agrofloresta, na Republica Popular da China, onde foi membro da Academia Chinesa de Bambu. Foi Professor convidado do Curso de Agronomia da Universidade Federal de santa Catarina de 1988 a 1989. Atualmente é Pesquisador aposentado da Embrapa Florestas Colombo-PR, onde desenvolve pesquisas com espécies arbóreas nativas e exóticas introduzidas, não tradicionais para, para reflorestamento. É autor dos livros técnicos-científicos Espécies Arbóreas Brasileiras volumes 1-2-3-4. Atualmente esta trabalhando no livro Espécies Arbóreas Brasileiras Volume 5. Além de toda sua produção científica, o autor vem se dedicando ao acompanhamento à Rede de arboretos Botânicos e Florestais espalhada por todo País e que se apresenta como importante fonte de estudos sobre cerca de 340 importantes espécies arbóreas brasileiras (florestas e meio ambiente). Essa rede de arboretos é um instrumento indispensável de educação ambiental para professores e estudantes do ensino fundamental e médio, uma vez que possibilita aliar a teoria à prática.

 

Evandro Julkowski

Formado em licenciatura em Geografia pela Unicentro de Irati em 2009, trabalhou como auxiliar de laboratório na Unicentro entre 2007 e 2008. No ano seguinte trabalhou no herbário da Unicentro (HUCO) e na coleta de amostras de espécimes da Floresta Ombrófila Mista na FLONA de Irati. Em 2010 atuou como bolsista recém-formado no projeto Universidade sem Fronteiras no programa de apoio às licenciatura. Atualmente faz parte do projeto “Estratégias Para O Manejo Florestal Sustentável Em Pequenas Propriedades Rurais No Centro-Sul do Paraná/Brasil” vulgo projeto “Imbituvão” e como fotógrafo e webmaster do site do Manejo Florestal da Unicentro onde fotografa e posta as espécies do Herbário Online Gerson Luiz Lopes.

Gerson Luiz Lopes

Gerson Luiz Lopes é natural de Irati Paraná. Em 1975 formou-se Técnico Florestal pelo Colégio Florestal Presidente Costa e Silva em Irati Paraná. Especialização em Dendrologia (Dendrólogo), Pesquisas Florestais e InventáriosFlorestais. Trabalhou no extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF/ PRODEPEF), na Floresta Nacional de Irati e Floresta Nacional de Ibirama SC (1976 a 1977).  COAMO Cooperativa Agropecuária Mourãoense (1977 a1987). Campo MourãoPR.ITAIPU BINACIONAL de (1987a 2000). Santa Helena PR e Foz do Iguaçu PR. UNICENTRO de (2006 a 2008). Irati PR. CEDRO ASSESSORIA AMBIENTAL de (2008 a 2010). Rio Dos Cedros SC. Instalou 50 experimentos em convênio com a EMBRAPA FLORESTAL, UNIVERSIDADE DE ALBANY EUA, COAMO, somando mais de 400 espécies arbóreas. Participou do Inventário Florestal do Parque Nacional do Iguaçu com 185.000 Ha.Participou do Inventário Florestal de Santa Catarina FURB, nos anos de 2004 e 2005. Atualmente trabalha na UNICENTRO, onde desenvolve trabalhos de Pesquisa Florestal No IBAMA em Irati PR, Inventários Florestais projeto “imbituvão” e no gerenciamento e coordenação do Herbário Online Gerson Luiz Lopes.

5 pensou em “Informativo

  1. Sou geógrafo e professor. Também trabalho com coleta de sementes de árvores nativas. Temos em meu município ( Terra Rica-Pr ) algumas árvores nativas no qual não conseguimos identificá-las. Já pesquisei nos livros do Lorenzi e também em alguns sites, porém não conseguimos identificá-la. Se puderem nos ajudar na identificação desta nova espécie (talvez para nós ), nós lhes agradecemos.
    Segue algumas características da espécie;
    -Tronco com aproximadamente 40 cm de diametro ( selhante à peroba rosa, porém de cor amarelo-escuro, com espinhos salteados ), altura aproximada de 15 m com copa bastante frondosa. Se tiverem interesse em pesquisá-la, me coloco a inteira disposição.Aguardo respostas.Obrigado!

    • Edson Paulo Calirio, trabalhei muitos anos em Campo Mourão, mas com apenas essa descrição será impossível a identificação, você de postar fotos das folhas troncos flores sementes, ai a gente vai identificar abraço Gerson Luiz Lopes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *