Plantas medicinais. Maytenus muelleri Schwacke. Espinheira-santa-verdadeira

Família: Celastraceae.

Nome científico: Maytenus muelleri Schwacke.

Nomes populares: espinheira-santa, cancarosa, espinheira-santa-verdadeira

Uso medicinal

Usada na medicina popular para o tratamento de da úlcera gástrica, (STELLFELD, 1934; BERNARDI; WASICKY,1959; TESKE; TRENTINI,1997). Usada também  em forma de chás para o combate dos males do aparelho digestivo. Os índios usam as folhas e casca do caule e a raiz no tratamento de doenças do trato urinário câncer de pele, doenças relacionadas ao ciclo menstrual (amenorréia e dismenorréia ), diarréias cólicas intestinais e em lavagens de ferimentos e ulcerações (MARQUESINI,1995).

No Paraguai, a população usava como anticoncepcional, e na Argentina, como antiasmática e anti-séptica.

 No sul do país é usada misturada ao chimarrão, para aliviar gastrite, azia e úlcera gástrica ou duodenal (SIMÕES et al.,1998).

Nos Estados Unidos. O extrato de sua folhas é empregado no tratamento de ulceras para recomposição da flora intestinal e na inibição de bactérias patogênicas, como laxante para eliminar toxinas e vários outros males (TAYLOR,1998; LORENZI;MATOS, 2002).

Recomenda-se precaução para o uso da planta para fins medicinais, devido as suas propriedades tóxicas (Correia,1926)

Bibliografia consultada

CARVALHO, P.E.R. Espécies arbóreas brasileiras. Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, vol. 2. Brasília, DF: Embrapa informações Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2006.627 p.

Clique aqui para ver as imagens

2 pensou em “Plantas medicinais. Maytenus muelleri Schwacke. Espinheira-santa-verdadeira

    • Luana o que tenho é isso não vou mandar fotos para o capricho de cada um. Olha esse é um site que chega no mundo todo, eu peço um pouco mais de respeito. Gerson Luiz Lopes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *