Plantas medicinais. Erythrina crista-galli L. Corticeira-do-banhado

Família: Fabaceae (Leguminosae) Subfamília Papilionoideae

Nome científico: Erythrina crista-galli L.

Nomes populares: corticeira-do-banhado, crista-de-galo

Uso medicinal

Usada na medicina popular, sua casca é adstringente em banhos de assento e em banhos de vapor, no combate ás dores nos ossos (LOPES et al., 1987). O decoto da casca é usado para acalmar o sistema nervoso (BALBACH,1992). Também usado em forma de compressa em cortes e contusões. Usado para controlar a pressão arterial e como purgativo nos casos de prisão de ventre (KÖRBS,1995).

Recomenda-se precaução para o uso da planta para fins medicinais, devido as suas propriedades tóxicas (Correia,1926)

Bibliografia consultada

CARVALHO, P.E.R. Espécies arbóreas brasileiras. Coleção Espécies Arbóreas Brasileiras, vol. 2. Brasília, DF: Embrapa informações Tecnológica; Colombo, PR: Embrapa Florestas, 2006.627 p.

Clique aqui para ver as imagens

24 pensou em “Plantas medicinais. Erythrina crista-galli L. Corticeira-do-banhado

  1. Plantas medicinais. Erythrina crista-galli L. Corticeira-do-banhado

    saberia me informar se é a mesma araucária, que é usado para fazer as madeiras de pinho

    • Ilmer Silva as plantas curam mais matam também qualquer remédio ou planta medicinal tem que ser indicado por um profissional dá área. Gerson Luiz Lopes.

  2. Estou tomando o cha de amadeus cujo principio ativo é a planta erythrina crista-galli e estou sentindo muito sono e um pouco de fadiga. Dose: 3 copinhos de café por dia antes das refeições. É possivel que seja efeito do cha.?

  3. Sou diabético, posso tomar? Adquirir hoje dia 7 /08,.quro usar por que tenho esteatose- gordura no fígado e cistoos no fígado e sou obesa, posso consumir esse chá de Erythrina Crista-galli?
    Rosalina Costa… aguardo resposta de um médico..

    • Rosalina Costa deve consultar um profissional da área de saúde um amigo meu tomou chá da pata de vaca e obteve bons resultados. Gerson Luiz Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *