Por: Regiane Taborda
A educação ambiental pode ser definida como um processo de reconhecimento de valores e esclarecimento de conceitos com o objetivo de desenvolver habilidades e atitudes necessárias para compreender e apreciar as inter-relações entre o homem, sua cultura e o meio biofísico circundante (DIAS, 1998). Segundo LOUREIRO (2004), a educação ambiental é um campo do conhecimento e da prática que visa a construção de uma sociedade sustentável, por meio da formação de cidadãos críticos, participativos e conscientes de sua responsabilidade socioambiental.
Quem acha que educação ambiental é apenas para crianças esta enganado, porém, se as crianças tiverem essa informação o quanto antes, melhores são as possibilidades de termos adultos conscientes. Cabe ressaltar que todas as demais faixas etárias devem receber estas informações, pois a educação ambiental é um auxilio no enfrentamento das problemáticas ambientais, ou seja, é responsabilidade de todos. A Educação Ambiental é um processo educativo permanente (BARRA, 2000) e deverá ter um enfoque global e integrado, não podendo ser reduzida a uma disciplina escolar (KRASILCHIK, 2005).
Entre os desafios para a implementação efetiva da educação ambiental é preciso; melhorar a formação ambiental dos educadores, destinar mais recursos materiais e financeiros, fazer acontecer a transversalidade da educação ambiental nas escolas. No entanto, as perspectivas são promissoras, especialmente com o crescente engajamento das instituições de ensino superior e organizações não governamentais em projetos de educação ambiental.
Os problemas ambientais precisam de soluções urgentes, pois afetam diretamente as pessoas, a fauna e a flora. Um problema ambiental muito discutido na atualidade é o aquecimento global. Em 2014 o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) alertava para o aumento das emissões de gases de efeito estufa (GEE) devido às atividades humanas, como queima de combustíveis fósseis e desmatamento, problemas que vem provocando um aumento significativo na temperatura média global. Sabemos que tendo um aumento na temperatura global, teremos o derretimento das calotas polares e em consequência o aumento do nível do mar.
Um segundo problema ambiental crítico é o desmatamento, especialmente em áreas como a Amazônia, onde a floresta tropical está sendo destruída de forma alarmante. O desmatamento causa a perda de habitat para inúmeras espécies, resultando em um declínio acentuado da biodiversidade. De acordo com Myers (1992), a perda de biodiversidade compromete a estabilidade dos ecossistemas e reduz a capacidade dos ambientes naturais de fornecer serviços ecológicos essenciais, como a regulação do clima e a purificação da água.
O terceiro problema ambiental que pode ser destacado é a poluição atmosférica, causada principalmente pela emissão de poluentes industriais e veículos automotores, ela tem sérios impactos na saúde humana e no meio ambiente. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que a poluição do ar é responsável por milhões de mortes prematuras a cada ano.
Além dos problemas citados, temos a poluição resultante do gerenciamento incorreto de resíduos industriais, agrícolas e domésticos, que contaminam a água dos rios, fontes e degradam os solos.
É sabido que as atividades humanas estão causando mais impactos ambientais negativos do que positivos e a velocidade que isso acontece não deixa a natureza se recuperar, ou seja, se continuarmos nesse mesmo ritmo podemos não conseguir resgatá-la. Todos temos o direito de ter um meio ambiente saudável, mas também, é dever de todos preservar e cuidar do meio ambiente.
A educação ambienta é fundamental para enfrentar os desafios ambientais cotidianos. Ao promover a conscientização e o entendimento sobre as complexas interações entre natureza e as atividades humanas, a educação ambiental capacita as pessoas a adotarem práticas ambientais corretas. Além disso, fomenta o desenvolvimento de cidadãos críticos e participativos, preparados para tomar decisões e atuar na preservação e melhoria do meio ambiente. Portanto, investir em educação ambiental é crucial no cuidado com os recursos naturais e garantia de qualidade de vida para as futuras gerações.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
BARRA, V.M.M. Exploração de necessidades sócio-educativas e análise de programas formativos de educação ambiental com caráter experimental. Tese de Doutorado. Santiago de Compostela, 2000.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
DIAS, G. F. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1998.
LOUREIRO, C. F. B. Educação Ambiental e Movimentos Sociais na Construção da Cidadania Ecológica. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.
MYERS, N. The Primary Source: Tropical Forestsand Our Future. W.W. Norton &Company, 1992.
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