Por: Ingrid Polak

A sustentabilidade pode ser atingida quando as ações adotadas são culturalmente aceitas, socialmente justas, economicamente viáveis e ecologicamente corretas.

Um exemplo prático de atitude sustentável é a criação da fábrica Tri Canudos de trigo no município de Irati – PR, proposta por três engenheiros iratienses, com a ideia de substituir o uso de canudos de plásticos por canudos feitos com caule da palha de trigo. Os canudos TRI, quando descartados, são totalmente reabsorvidos pela natureza, diferentemente dos canudos feitos de plástico, que podem levar mais de 400 anos para se decomporem. Além de ser uma opção ecológica, sustentável e orgânica, os canudos TRI possuem certificados microbiológicos alergênicos, de agrotóxicos e atendem aos critérios da ANVISA, do mesmo modo que não possuem gosto nem cheiro e não amolecem na bebida, sendo uma alternativa de fácil aquisição e economicamente viável para qualquer estabelecimento. 

Ainda nesse cenário, pode-se destacar ações que estão sendo adotadas por grandes empresas a fim de estimular práticas de sustentabilidade. A Natura é uma das empresas que faz parte dessa temática, chegando a alcançar o 30° lugar no ranking mundial de empresas mais sustentáveis. Com o intuito de minimizar os impactos ambientais, a empresa passou a substituir algumas substâncias usadas em seus produtos, como o polietileno convencional, o qual foi substituído pelo polietileno verde composto por cana-de-açúcar. Além disso, a Natura incentiva a utilização dos recursos naturais da Amazonia, dessa forma cerca de 80% de seus produtos são de origem vegetal. Outra ação adotada pela empresa, é a redução da produção de plásticos, no ano de 2017, a linha “Ekos” foi distribuída em embalagens reaproveitadas de 6 milhões de garrafas PET e cerca de 48 mil toneladas de papel.

No mesmo âmbito, a Cervejaria Ambev planeja que, até o ano de 2023, 35% da sua frota de caminhões passe a ser movida exclusivamente por eletricidade, o que corresponde a 1600 dos 4800 veículos que circulam normalmente, desse modo a empresa deixará de emitir mais de 30,4 mil toneladas de carbono em sua cadeia logística por ano. 

De maneira geral, atitudes sustentáveis também podem ser adotadas no dia a dia em nossas casas, confira abaixo algumas ações que podem ser realizadas para nos mantermos ativos na preservação do planeta:

– Seja um consumidor consciente;

– Procure comprar produtos com menos embalagens prejudiciais à natureza (evite plásticos);

– Substitua os descartáveis por reutilizáveis;

– Dê preferência à compra de produtos duráveis;

– Economize água;

– Crie o hábito de apagar as luzes sempre que sair de um cômodo, e opte por lâmpadas LED que são mais econômicas;

– Separe o seu resíduo e busque descartá-lo corretamente, procure realizar compostagem doméstica;

– Tenha uma horta em casa e conecte-se com o solo e o alimento. É saudável e terapêutico. Caso não possua local suficiente, pode construir uma horta vertical provenientes da reutilização de garras PET.

– Opte pelo comércio local e compre dos pequenos produtores;

– Doe o que pode ser reaproveitado para as pessoas mais necessitadas.

“Seja a mudança que você quer ver no mundo” (Mahatma Gandhi) 

REFERÊNCIAS:

CASTRO, B. Ambev e Volkswagen completam primeira fase de testes de caminhão elétrico em São Paulo. Epoca Negócios. 2018. Disponível em: https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2018/11/ambev-e-volkswagen-completam-primeira-fase-de-testes-de-caminhao-eletrico-em-sao-paulo.html.

MEDEIROS, V. Ambev muda sua frota de 100 caminhões movidos a diesel para caminhões elétricos. Logística e Transporte. 2021. Disponível em: https://clickpetroleoegas.com.br/ambev-muda-sua-frota-de-100-caminhoes-movidos-a-diesel-para-caminhoes-eletricos/.

PORTAL SOLAR. Exemplos de empresas sustentáveis. Disponível em: https://www.portalsolar.com.br/exemplos-de-empresas-sustentaveis-para-seu-negocio.

Santos, C. Como adotar atitudes sustentáveis no dia a dia. Globo.com. 2021. Disponível em: https://casavogue.globo.com/um-so-planeta/noticia/2021/04/como-adotar-atitudes-sustentaveis-no-dia-dia.html.

Sou Mais Green. Tri Canudos. 2020. Disponível em: http://www.soumaisgreen.com.br/2020/10/08/tri-canudos/

Souza, I. P; et al. Proposta de geração de renda para o desenvolvimento sustentável em comunidades tradicionais da região amazônica. Revista Ra’e Ga. Curitiba, v. 33, p.248-276. 2015.