Por: Gabriele Monique de Andrade Setnarski e Fernanda Carvalho dos Santos

A água é um dos recursos naturais mais importantes para manter a sobrevivência e o equilíbrio no planeta Terra e está presente em todas as atividades humanas e praticamente em todos os lugares. De acordo com a ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico), a água também faz parte de todo processo industrial, é utilizada para a geração de energia, é fonte de alimentos, é utilizada para diluir e assimilar esgotos domésticos e industriais, é utilizada na agricultura e criação de animais, é utilizada na higiene pessoal e na limpeza em geral, em atividades de lazer.

Embora a água tenha uma capacidade de renovação cíclica, podemos perceber que sua escassez vem se tornando cada vez mais frequente, evidenciando o consumo maior do que sua reposição natural. Segundo a ONU, cada brasileiro consome cerca de 200 litros de água por dia, 90 litros a mais do volume recomendado. Porém, isso pode ser reduzido com a adoção de práticas mais sustentáveis, como a captação da água da chuva, por exemplo.

O reuso da água da chuva consiste na na captação da água pluvial, que pode ser feita a partir de telhados de casas. Para isso, podemos usar calhas e encanamentos condutores, e logo depois armazenar a água coletada em cisternas ou outro tipo de reservatório. Vale ressaltar que seus usos estão restritos a fins não potáveis, como lavar pisos, carros, jardins e até irrigação de plantas e descargas de vaso sanitário.

Confira um dos modelos desse sistema de captação:

FIGURA 1 – https://www.jornalvs.com.br/noticias/regiao/2021/03/26/cisterna-e-a-alternativa-para-reduzir-o-desperdicio-e-o-custo-da-agua.html

O esquema acima é apenas um modelo de como instalar e montar uma cisterna. Você pode adaptar os materiais de acordo com o que há disponível em sua casa. O custo da instalação é mínimo, se comparado ao gasto com a conta de água, que pode ser reduzido em até 50% com a adoção do sistema de captação. Trata-se de um processo simples, mas é necessário tomar alguns cuidados antes da instalação como; limpeza do telhado, escolha do recipiente onde a água vai ser armazenada, que deve ser bem fechado para evitar o aparecimento de vetores de doenças, e local onde o sistema vai ser instalado.

Dentre os benefícios, cabe destacar: menor gasto com a conta de água devido a redução no consumo, contribuição para o meio ambiente, combate a falta de água em períodos de escassez e economia da água potável.

Sabendo do problema da escassez de água e os benefícios da reutilização da mesma, cabe nos conscientizarmos e adaptarmos nossas casas no sentido de contribuir com o meio ambiente e com a sustentabilidade. Atitudes simples e praticas, porém muito relevantes ambientalmente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Portal Embrapa. Contando Ciência na Web: Reaproveitando a água da chuva!. Disponivel em <https://www.embrapa.br/contando-ciencia/agua/-/asset_publisher/EljjNRSeHvoC/content/vamos-reaproveitar-a-agua-da-chuva.html>. Acesso em: 10/10/2022.

Casa.com.br. Como construir uma cisterna para aproveitar a água da chuva. 2021. Disponível em <https://casa.abril.com.br/sustentabilidade/como-construir-cisterna-aproveitar-a-agua-da-chuva/.html>. Acesso em: 10/10/2022.