CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO em Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil

CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO

Educação do Campo: processos formativos no Espírito Santo e no Brasil

Submissão de trabalhos: até 31 de julho de 2020

Publicação (previsão): dezembro de 2020

Objetiva reunir pesquisas realizadas na educação escolar, mas não somente, que tratem sobre processos formativos dos sujeitos envolvidos no ensino e em práticas pedagógicas da Educação do Campo; e que emergem de diversos contextos sociais e seus territórios, como os agricultores familiares, os quilombolas, os indígenas, os ribeirinhos, os pescadores, os pomeranos, os imigrantes, os assentados da reforma agrária, dentre outros.

O Dossiê considerará no âmbito da Educação do Campo a investigação sobre os atores sociais que têm constituído historicamente essa modalidade de Educação e de Ensino, bem como as instituições e organizações político, social e pedagógicas que se ocupam de formar o cidadão campesino.

Nesse contexto, interessa-se, especialmente, pela formação docente dos sujeitos do Campo, compreendendo que estes mobilizam saberes diversos em suas trajetórias para elaborar aquilo que sabem, bem como produzir identidades nas localidades, de modo plural e permanente.

Também considerará os diferentes espaços e tempos em que ocorre a formação dos sujeitos do Campo e, especialmente, chama a atenção para a Pedagogia da Alternância e seus diferentes momentos de ensino e de aprendizagem, apoiados em instrumentos pedagógicos específicos para a sua realização.

O Dossiê pretende continuar práticas de escrita e de publicização das expressivas atividades formativas que vêm ocorrendo na Educação do Campo em todo o País, por meio de pesquisas que se desenvolvam na articulação teórico e prática e em parcerias interinstitucionais que projetam o fortalecimento dos povos do Campo em suas especificidades e necessidades.

Serão apreciados trabalhos que tratem sobre: Educação e Ensino na Educação do Campo, Formação de Professores na Educação do Campo, Currículo da Educação do Campo, História da Educação do Campo.

Fonte: https://periodicos.ufes.br/index.php/kirikere/announcement/view/373