Processo Seletivo diferenciado: Pedagogia do Campo

Mais um novo curso vinculado ao DEPED e SEHLA/Guarapuava:

PEDAGOGIA: DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DO CAMPO

A recente aprovação do Curso de Licenciatura em Pedagogia: docência na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto do Campo, da Unicentro em parceria com outras importantes instituições estaduais e nacionais é sem dúvida uma das mais significativas conquistas para nossa universidade e para educação pública. O objetivo é formar 50 educadores oriundos dos acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária e de comunidades quilombolas para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental das escolas em seus diferentes contextos.

Coordenado pelo Professor Dr. Marcos Gehrke e tendo na vice-coordenação a Professora Dra. Valdirene M. Moraes, o projeto resultou das ações do Laboratório de Educação do Campo e Indígena (LAECI) junto ao Departamento de Pedagogia (DEPED) para atender aos anseios das organizações e dos movimentos sociais e populares vinculados ao campo e também das populações camponesas que vivem em acampamentos, assentamentos e comunidades remanescentes de quilombos.

Cabe ressaltar que este novo curso é vinculado ao Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) e reúne como entidades parceiras além da Unicentro, a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI), o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Comunidades quilombolas do Paraná.
.
A oferta será realizada em regime de alternância, uma metodologia educacional organizada em dois tempos de aprendizagem distintos: Tempo Universidade (TU) e Tempo Comunidade (TC), com o propósito de explicitar a relação da formação com a vida do campo, especialmente, nos tempos-comunidade não só na escola, mas em processos de formação, em espaços da própria comunidade, contribuindo para compreender a luta pela terra e pela vida no campo na perspectiva da agroecologia, o papel da educação nesse processo e a necessidade de organização coletiva.

O Curso já está aprovado e o convênio entre as instituições parceiras assinado desde dezembro de 2017, assim, em março de 2018 foi realizado o Processo Seletivo Diferenciado e em maio do mesmo ano, foram feitas as matrículas dos candidatos aprovados. No entanto, o cenário político do país, caracterizado por cortes no orçamento voltado a educação, atrasou o repasse dos recursos financeiros para execução do curso, repasse que só foi efetivado no final de julho de 2020. A demora para o início das aulas motivou a desistência de alguns estudantes matriculados no curso, por isso, será realizado um novo Processo Seletivo Diferenciado para o preenchimento das vagas ofertadas.

A liberação dos recursos que permite o início das aulas no curso também se deparou com a suspensão das aulas presenciais em função da pandemia mundial da covid-19, por essa razão, a previsão é que as aulas iniciem ainda em 2020, por meio de tecnologias digitais da informação e comunicação para atividades não presenciais.

Os coordenadores observam que este curso é de extrema importância na produção de impactos e resultados relevantes para que os sujeitos do campo possam acessar a formação profissional em nível superior, do mesmo modo que haja uma interação entre a Universidade e as escolas de Educação Básica do Campo, gerando a qualificação tanto dos processos de ensino, de aprendizagem, como de pesquisa e extensão. Neste sentido, a Unicentro cumpre sua meta de buscar a universalização do ensino superior e cumprir sua função social